Criado pela Lei Estadual 11.693/2001, para ser comemorado no terceiro sábado de maio, o Dia da Solidariedade vai contar com atividades em pelo menos duas instituições de ensino de Venâncio Aires.

A Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova, promove neste sábado, 21, uma série de atividades para a comunidade escolar. O ‘Sábado Solidário’ começa com um momento de reflexão pela manhã, a partir das 7h30min.

Após, os alunos do 1º ao 5º ano permanecem na instituição para atividades do projeto Café Consciente, desenvolvido pelo Rotaract, até as 11h30min. Já os alunos do 6º ano ao 3º ano do ensino médio seguem para o salão da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes para participar de PROGRAMAÇÃO com palestras sobre prevenção à dengue e gripe, sementes crioulas, e alimentação saudável.

Também será realizada feira de saúde com disponibilização de exames (glicose e verificação de pressão arterial), feira de roupas usadas, comercialização de produtos coloniais pelas famílias dos alunos e agroindústrias do distrito, atividades físicas com fisioterapeutas, cortes de cabelo e merenda compartilhada. A partir das 11h, ainda haverá galinhada.

Segundo a escola, o transporte vai circular em horário normal neste dia (7h30min – 11h30min).

BRíGIDA

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento, do bairro Brígida, também vai contar com ações alusivas ao Dia da Solidariedade neste sábado, quando será comemorado o aniversário da instituição, que chega aos 57 anos no dia 25.

Segundo a vice-diretora Mirian Spies, haverá atividades na escola das 8h às 11h. Até as 9h, serão realizadas verificações de pressão arterial por parte da Secretaria Municipal de Saúde e testes de acuidade visual pelo Lions Melvin Jones. A PROGRAMAÇÃO conta com apresentações artísticas e escolha do gato e gata da escola.

Para marcar o Dia da Solidariedade, a instituição vai repassar à Liga Feminina de Combate ao Câncer litros de leite doados pela comunidade escolar. Também serão doadas bonecas ‘naninhas’ para crianças com câncer. Elas funcionam como travesseiros e foram confeccionadas por professoras dos anos iniciais.