Duas escolas da rede municipal de ensino de Venâncio Aires deixarão de funcionar em 2016. São elas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcebíades Moreira, localizada em Linha Alto Paredão, e a Emef General Osório, de Linha Travessa. Ambas são unidocentes e vinham atendendo alunos do 1º ao 5º ano.
Segundo o secretário municipal de Educação, émerson Eloi Henrique, a questão foi discutida com a comunidade escolar e optou-se pelo fechamento, sobretudo, em função do baixo número de estudantes previsto para o próximo ano letivo. No caso da Alcebíades haveriam sete alunos em 2016. E na General Osório, 11.
Em relação à escola de Alto Paredão cita, também, como determinante o fato da única professora da instituição de ensino estar se aposentando. “Nós teríamos dificuldade para encontrar alguém disposto a deslocar-se até lá. A até então professora reside na comunidade.” Já na General Osório, acrescenta, definiu-se que a professora será reconduzida para lecionar em outra instituição de ensino.
Devido ao cessamento das atividades nas duas escolas, Henrique menciona que os alunos contarão com transporte escolar para se dirigirem a outra instituição de ensino. No caso da Alcebíades, a opção na rede municipal de ensino é a Emef João Cândido de Moura, de Linha Marmeleiro, distante cerca de 12,5 km; ou a Emef Felipe Becker, localizada no município de Santa Cruz do Sul e mais próxima.
Já os ex-alunos da General Osório terão garantia de vaga a 7,6 km, junto à Emef São Judas Tadeu, do bairro Grão-Pará, que passa a atender em turno integral no próximo ano. Mas há, também, a opção de buscarem vaga na Escola Estadual de Ensino Médio Frida Reckziegel, em Vila Palanque, distante cerca de 3 km.
Enquanto a área da Escola Alcebíades deve permanecer sem utilização, antecipa que a comunidade de Linha Travessa já contatou o Município para fazer uso do espaço da então Escola General Osório para encontros dos moradores.
REDE ESTADUAL
Na rede estadual também está previsto o fechamento de escolas. A intenção seria encerrar a atividade de quatro instituições de ensino. O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, disse que só vai se manifestar sobre o assunto após finalizadas as discussões sobre o assunto com a comunidade escolar de cada um dos educandários.
Sabe-se, no entanto, que uma das instituições cotadas para fechar as portas é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Avaí, de Linha Andréas. Mas a medida não deve contar com o apoio da comunidade escolar, que se encontra mobilizada para evitar o possível fechamento. O assunto vai ser discutido hoje à tarde, às 13h30min, em reunião junto à escola, entre a coordenadoria e a comunidade escolar. Atualmente, a instituição de ensino atende 14 alunos.