Depois de organizar e trabalhar assuntos relacionados a tecnologia e ciência, ao longo do ano, nas respectivas instituições de ensino, os alunos selecionados nas etapas municipais tem a oportunidade de participar da Mostra de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorre anualmente em Novo Hamburgo.
O evento é realizado pela Fundação Liberato e se destina à apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino médio e da educação profissional de nível técnico, do Brasil e de outros países. Para chegar a esta etapa, os estudantes precisam passar por etapas dentro das próprias escolas e depois na seleção municipal. Em Venâncio, a Mostra Municipal, que ocorre durante a 17ª Feira do Livro, de 1º a 4 de julho, e a Mostra Venâncio-Airense de Cultura e Inovação (Movaci), promovida pelo campus local do IFSul, de 28 a 30 de setembro, são as portas de entrada para a etapa final no vale dos sinos, que neste ano ocorre de 24 a 30 de outubro.
Na mostra municipal serão selecionados seis trabalhos. Já na Movaci os três trabalhos mais pontuados irão para a etapa em Novo Hamburgo. Alguns educandários do município já estão organizando os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e as mostras internas, como a Cidade Nova, Otto Brands e a Odila Rosa Scherer.
Mostra na Odila é amanhã
A Escola Municipal Odila Rosa Scherer, do bairro União, realiza amanhã, das 9h às 15h30min, a exposição de 35 trabalhos desenvolvidos por estudantes do pré ao 9º ano. A mostra pedagógica será realizada no ginásio de esportes da escola e será aberta para toda a comunidade.
De acordo com a diretora da escola, Márcia Hinterholz Hickmann, serão trabalhos com os mais variados temas, desde arte à pesquisas na área científica, elaborados após pesquisas, trabalhos de campo e organização dos resultados.
A diretora ainda comenta que a participação de três alunos da escola na Mostratec, em Novo Hamburgo, no ano passado, despertou o interesse e disseminou ideias em muitos que também querem participar. Ela destaca que grande parte dos estudantes, ao desenvolverem as pesquisas, já os projetam nas mostras municipais. “Tem muita coisa boa, linda sendo realizada, mas que fica só nas escolas e nas salas de aula. Então, precisamos mostrar esses trabalhos, essa dedicação dos estudantes para a comunidade, pais.”
Na ocasião serão escolhidos dois trabalhos que participarão da mostra municipal. Além disso, alguns serão inscritos na quinta edição da Movaci, no campus do IFSul. As inscrições para a mostra no Instituto abrem no dia 5 de agosto.