Em meio a toda preocupação existente em relação ao Aedes Aegypti, as escolas municipais de Venâncio não deixarão de fazerem a sua parte. Para reforçar a importância dos cuidados necessários de prevenção, os educandários estarão mobilizados hoje e farão um Dia D de combate ao mosquito, transmissor do vírus da Dengue, Chikungunya e Zika.

Para as turmas que irão participar das mobilizações, a aula não será na sala de aula, mas sim, fora da escola. Cada escola terá a liberdade de escolher o turno que irá realizar as atividades e quais ações pretende desenvolver. O desafio é soltar a criatividade para orientar a comunidade da melhor forma possível. Os alunos não chegarão a entrar nas residências, e para os grupos que não participarem da mobilização, a aula será normal nas salas.

O secretário de Educação de Venâncio, émerson Eloi Henrique, ressalta que a secretaria esteve presente em todos os mutirões realizados no município e a aceitação dos diretores e professores pela comunidade foi muito positiva, o que fez surgir a ideia de criar um Dia D nas escolas.

SALA DE AULAEle ainda comenta que as escolas já trabalharam nas salas de aula assuntos relacionados ao Aedes Aegypti. Além disso, algumas até desenvolveram ações no educandário.

O secretário comenta que orientações sobre os cuidados necessários chegaram a ser passadas pela Secretaria de Educação, principalmente às escolas da área urbana, onde a incidência do mosquito tem sido maior.

Para ele, trabalhar com as escolas é uma forma de abranger grande parte do território urbano, porque, em quase todos os bairros, há uma escola municipal.

Caso a aceitação da comunidade seja positiva e a participação de fato tenha um resultado bom, existe a possibilidade de se fazer um novo Dia D das escolas municipais daqui a dois meses. Para ele, depende de como vai evoluir a conscientização na cidade.

‘Pente fino’ no Aviação Os agentes de endemias e saúde realizam nesta sexta-feira um ‘pente fino’ no bairro Aviação. Parte do trabalho iniciou ontem e deve ser concluído hoje das 8h às 12h.

O bairro foi alvo do sexto foco positivo do mosquito Aedes aegypti em Venâncio Aires. Apesar da larva ter sido encontrada em uma armadilha, as residências em um raio de 300 metros receberam a aplicação de veneno ainda na segunda-feira, 4. Ao total serão visitados 2,8 mil imóveis somente neste bairro da Capital do Chimarrão. A intenção é que o trabalho seja concluído hoje e na próxima semana o bairro União receba a visita.