Inserir uma nova pessoa ou um cão em uma casa é o tipo de decisão que pode mudar a rotina de uma família para sempre. Escolher o cão certo para fazer parte da família é de tamanha importância para a segurança e a felicidade tanto do cachorro quanto da criança.

é sempre importante se questionar sobre diversos aspectos, por exemplo: Que tipo de vida você leva? Você mora em casa ou apartamento? Você mora no campo ou na cidade? Sua família é ativa ou mais caseira? Por que você quer um cachorro – pra fazer companhia, pra ser seu parceiro em atividades, para ser um cão de terapia ou para brincar?

De acordo com o site Tudo sobre Cachorros, as raças mais indicadas para crianças pequenas são Labrador, Golden Retriever, Beagle e Collie. Esses são os cães mais populares. Mas, antes de aquirir um cão é sempre importante pesquisar sobre algumas raças e ter em mente qual é o propósito do cão em sua família. às vezes, é interessante conversar com donos e criadores das raças pra saber exatamente como é o temperamento normal desses cães. Sempre existem exceções, mas confie na maioria. A melhor maneira de saber se um cão é confiável perto de crianças é saber se ele foi sociabilizado corretamente ao longo de sua vida. Filhotes que foram bem sociabilizados com crianças se tornam cães mais confiáveis no futuro, pois, é claro, já estão acostumados e não irão estranhar os comportamentos típicos de crianças, como apertar, puxar, brincar brutalmente, gritar perto do cão, etc.

Outro fato importante é nunca deixar crianças e cães sozinhos. Não importa como o cão é sociabilizado ou como sua criança é comportada. Cães e crianças pequenas nunca devem ser deixados sozinhos, por qualquer período de tempo, sem a supervisão de um adulto. Praticamente todos os casos de mordidas de cães em crianças pequenas são resultado de supervisão inadequada, mesmo sendo ‘só por um minuto’. Essas fatalidades poderiam ser prevenidas se os cães e as crianças fossem monitorados o tempo todo enquanto estivessem juntos.