A fé de moradores da localidade de Santa Emília por Nossa Senhora de Lourdes foi o que motivou a realização de um sonho antigo: a reconstrução do local onde a santa está abrigada. O desejo surgiu após o acesso ser danificado com a construção do asfalto e um temporal derrubar uma árvore sobre a estrutura que está no local há mais de cem anos.
Há cerca de um mês, a Folha do Mate trouxe a história da santa abordando a mobilização dos moradores. Afinal, o espaço é visitado por moradores de diversas localidades e tem extrema importância para os moradores de Santa Emília. Para dona Maria Thereza Heissler, neta de Jacó Sehmen que colocou a imagem da santa no local é uma reforma necessária.
Hoje o proprietário das terras onde a santa está instalada é Clécio Konrad. É no galpão de sua propriedade que, em duas reuniões, pessoas da comunidade e voluntários reuniram-se para debater sobre o futuro do local. Em reunião na quinta-feira, 4, o grupo decidiu por reconstruir o local a partir do dia 15 de janeiro.
A proposta de reconstrução contou com um projeto feito de forma voluntária pelos profissionais do Estúdio26 de Arquitetura. De acordo com um dos engajados na reforma, Jair Becker, o encontro nesta semana foi positivo. “Todos aprovaram o projeto apresentado”, afirma.
Agora, o grupo tem a missão de arrecadar recursos para custear a obra que será feita a partir de doações e está orçada em aproximadamente R$ 10 mil. Becker explica que foram distribuídas folhas para diversos integrantes da comunidade para que interessados possam contribuir com quantias em dinheiro e com materiais de construção necessários para a obra. A previsão é de que a reforma seja concluída até o dia 11 de fevereiro, quando é comemorado o dia da santa.