Foto: Rafael Costa / FenachimSetor é uma das atrações da Fenachim
Setor é uma das atrações da Fenachim

Estão encerradas as inscrições para o espaço voltado à agricultura na edição que comemorará os 30 anos da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Segundo o escritório da Emater-RS/Ascar de Venâncio Aires, responsável por receber as solicitações de reservas de espaço dos interessados, as 27 vagas disponíveis foram totalmente preenchidas nesta semana. Do total de expositores inscritos, 23 são oriundos da Capital do Chimarrão. Os demais são empreendimentos de outros municípios, que atuam em nichos de produção não contemplados pelo segmento em Venâncio.

Os representantes do setor agroindustrial estarão concentrados no Pavilhão Agropecuário, na parte baixa do Parque Municipal do Chimarrão. Ainda no local, estarão horticultores da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) e sete viveiristas de flores e plantas ornamentais. Os inscritos estão convocados para reunião no local na próxima terça-feira, 5 de abril, a partir das 13h30min. Na ocasião, serão deliberados detalhes sobre o formato, horários da exposição e identificação dos expositores ao longo da Fenachim, que neste ano vai de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio.

O pavilhão rural está sendo organizado por comissão comandada pelo engenheiro agrônomo Fernando Heissler. O grupo, além da representação local da Emater-RS/Ascar, conta com membros da Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Cooprova e Associação dos Piscicultores de Venâncio Aires (Apiva). Cada uma destas entidades terá direito a representação institucional no espaço.

Praça de alimentação

A engenheira agrônoma da Emater-RS/Ascar de Venâncio Aires, Djeimi Janisch, confirmou que a edição 2016 da Fenachim vai dispor mais uma vez de praça de alimentação com produtos específicos da agricultura familiar. O cardápio completo a ser oferecido ainda não foi definido, mas atrações já conhecidas como a cuca com linguiça, produtos à base de peixe e venda de pasteis e risoles, produzidos pelas agroindústrias locais, serão servidos ao público em tenda anexa ao Pavilhão Agropecuário.