Os jogos Pan-Americanos começam de forma oficial hoje, com a solenidade de abertura. O evento está marcado para às 19h45min (horário de Brasília), com a participação do Cirque du Soleil. Pela terceira vez, o Canadá vai ser o anfitrião e a primeira para a cidade de Toronto. Durante 16 dias, aproximadamente 6 mil atletas de 41 nações vão disputar o pódio em 36 esportes.

Foto: Reproução / thiagopereira.comThiago Pereira será o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura do Pan-Americano
Thiago Pereira será o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura do Pan-Americano

O Brasil vai participar com uma delegação de 590 atletas. é a segunda maior participação do país nos Jogos, ficando atrás apenas para os Jogos no Rio de Janeiro, em 2007, quando contou com 670 atletas. A meta do país é superar o número de medalhas e alcançar o segundo lugar no ranking geral. No Pan de 2011, em Guadalajara, no México, foram 141 medalhas.

Apesar da cerimônia de abertura estar marcada para hoje, algumas modalidades já começaram na terça-feira. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, designou o ex-jogador de vôlei, Bernard Rajzman, para ser o chefe da missão brasileira no Pan 2015. “O COB levará a Toronto uma grande estrutura a fim de dar total apoio aos atletas brasileiros. Sair do Brasil com uma delegação tão grande é um imenso desafio, mas estamos confiantes de que nossos atletas representarão muito bem o país”, afirmou Nuzman.

Porta-bandeira

As solenidades de abertura de Jogos Pan-Americanos chamam a atenção até mesmo de pessoas que não tenham ligação com alguma modalidade esportiva. Cada delegação seleciona um atleta destaque para carregar a bandeira da nação e o Brasil escolheu para a edição deste ano o atleta Thiago Pereira. O nadador está inscrito para oito provas em cinco dias, com o objetivo de bater recordes.

Dono de 18 medalhas, ele está a um pódio de ultrapassar o ex-nadador Gustavo Borges e ser o maior medalhista da história. Mas a meta vai além disso e a ambição é de ser o maior vencedor de todos os tempos. Para confirmar, será preciso desbancar o recorde de 22 medalhas do ex-ginasta cubano Eric Lopez Ríos.