
A expectativa inicial era de dez equipes participantes da segunda edição da Aliga. Ontem à tarde, o coordenador do certame, Jarles Dreissig, confirmou a desistência do Ouro Verde, de Linha Olavo Bilac, clube que em 2016 chegou ao vice-campeonato na categoria Titular. No lugar do Ouro Verde e até para manter em nove o número de disputantes, foi aceita a filiação do Esporte Clube São Luiz, em Vila Santa Emília.
A reunião que tratou da organização da segunda edição foi realizada na segunda-feira, 17, no Salão Ruppenthal, em Linha Brasil. Na ocasião foi colocada inicialmente em votação a inclusão do São Luiz. “Não tivemos na oportunidade alguém presente em nome do Ouro Verde. Contatos foram mantidos com integrantes do clube no dia seguinte que assim confirmaram a desistência ao menos nesta temporada”, disse o coordenador.
A FÓRMULA
Com nove equipes ficou estabelecido que cada agremiação terá o direito na primeira fase de oito jogos no total – quatro em casa e quatro fora. Garantem classificação os oito primeiros colocados.
A primeira eliminatória terá 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Serão jogos de ida e volta. Quem tiver melhor disciplina tem a vantagem do segundo jogo em seus domínios. Mediante a igualdade em pontos após os 180min, a vaga será decidida na prorrogação. “Quem tiver melhor campanha joga pelo empate. Não teremos, portanto, qualquer classificação por saldo de gol ou gol qualificado. Vai prevalecer a campanha de cada equipe”, acrescenta Dreissig.
Para a decisão do certame ficou definido que a renda será dividida entre os quatro classificados, ou seja, a equipe locatária (titular) leva 60% e as equipes aspirantes levam 20% cada, somando assim os 40% finais.
Na categoria Aspirantes, os quatro de maior pontuação na primeira fase garantem classificação direta para a semifinal.
“As equipes já repassaram as datas de festas nas comunidades e igualmente a relação de atletas que agora será analisada de forma minunciosa pela diretoria até a próxima reunião”, completa o coordenador. O próximo encontro entre a diretoria da Aliga e os dirigentes de clubes está marcada para o dia 31, a partir das 19h30min, no ginásio do União, em Boa Esperança Alta, Mato Leitão. Na noite será apresentada a relação dos atletas aprovados por cada agremiação.
O jogo inaugural da segunda edição será no dia 6 de agosto. Jogam Avante x União, em Linha Andréas.
O complemento da primeira rodada fica agendado para o dia 13 de agosto:
– Horríver Plate x São Luiz;
– São José x Matriz,
– Duvidosa x AERT.
A folga será do Deodoro.
Nas primeiras rodadas, os jogos entre os Aspirantes começam às 13h30min e dos Titulares às 15h30min.