
A bola já rolou em quatro jogos pelo returno da primeira fase da Liga Gaúcha. Na nova etapa, a Assoeva/Unisc/ALM estreia hoje. O compromisso das 20h15min, na quadra do Poliesportivo, é contra a Alaf, de Lajeado. No clássico regional, a equipe de Venâncio Aires busca os três pontos que podem lhe devolver a liderança isolada.
Pra confirmar a ponta da tabela, a Assoeva precisa vencer e ficar na torcida por no mínimo um empate entre Atlântico x ACBF que jogam no mesmo horário, em Erechim. Em primeiro lugar está a Asif, de Ibirubá, com 26 pontos. O Atlântico também tem 26. A Assoeva está em terceiro com 25. O América, de Tapera, fecha o G4 com 21 pontos. A ACBF está na quinta colocação com 19.
A condição de grande parte dos atletas da Assoeva tem sido uma das preocupações do técnico Fernando Malafaia. Após o jogo de sábado, no Poli, contra o Corinthians, o comandante declarou que muitos estão atuando sem as melhores condições. “É o caso do Daniel, com dores nas costas, do Valdin com fadiga muscular, do próprio Dilvo que hoje (sábado) deu uma parcela de contribuição. Se tivesse levado o Dilvo para jogar contra a ACBF certamente não estaria à disposição para enfrentar o Corinthians. Por isso da preservação em meio da semana. O Boni está voltando aos poucos a exemplo do Renatinho que vem sentindo dores do joelho e não é de hoje. Todas as equipes tem uma sequência enorme de jogos mas o que é preciso ser avaliado é que se todas tem igualmente um plantel reduzido. Aqui todos estão se doando mas até quando irão aguentar eu já não sei”, comentou o técnico.
O outro pivô, Caio Júnior, segue em tratamento e a exemplo de sábado, fica de fora do jogo desta noite. Quem retorna é o ala Zico que contra o Corinthians não jogou por cumprir suspensão. “Na condição atual, não tem como você treinar como deveria. É aprimorar alguma coisa desde que você não exija demais do atleta ainda mais às vésperas de um jogo. Na base da conversa se busca também aquilo que é melhor para a equipe. Temos um clássico pela frente agora que na atual condição das equipes, uma vitória pra gente é essencial onde podemos recuperar a liderança isolada do Estadual. Com esse objetivo vamos enfrentar a Alaf. Depois tem a Intelli no fim de semana, ou seja, é jogo e mais jogo”, finaliza o comandante.Além do jogo desta noite, a Assoeva já começa a projeção para o compromisso de sábado, em casa, pela Liga Futsal. Tem a Intelli pela frente que está jogo após jogo somando pontos para garantir a classificação. Equipe ocupa a 13ª posição e vem de uma vitória por 3 a 2 contra o Magnus, até então líder isolado.