Em meio a disputa da Liga Futsal onde já atuou em quatro oportunidades, a Assoeva/Unisc/ALM dá um tempo na competição nacional e foca suas atenções para a ‘realidade atual’. A Liga Gaúcha de Futsal 2017 (Série Ouro), que teve o jogo inaugural dia 22 de abril e outros quatro no sábado, 6, terá hoje à noite o complemento da primeira rodada. Jogam no Complexo Esportivo da Univates, em Lajeado, a partir das 20h15min, Alaf x Assoeva.

Até o próximo jogo pela Liga Futsal – dia 20, em casa, contra o Concórdia, a Assoeva cumprirá três jogos pela Liga Gaúcha. Estreia hoje, em Lajeado, no clássico dos Vales. No sábado, 13, a Assoeva terá jogo dentro do Poliesportivo. Às 20h15min enfrentará o Flores da Cunha. Na terça-feira, 16, o compromisso será contra o América, em Tapera.

“Realmente a gente deixa um pouco de lado a Liga Futsal, foca as atenções na Liga Gaúcha mas em momento algum se desliga por completo desta ou aquela competição. É a Assoeva que estará em quadra e independente da competição ou adversário, o objetivo é vencer. Na Liga conseguimos um ponto fora de casa na sexta-feira que nos deixa entre os quatro melhores. Agora na Liga Gaúcha é seguir no mesmo embalo. Estrear com um clássico é bom e se vencermos, melhor ainda”, destaca Daniel, camisa 13 da Assoeva.

Depois do 1 a 1 diante do Copagril, na sexta-feira à noite, no Paraná, a delegação da Assoeva chegou na metade do sábado na Capital do Chimarrão. O domingo foi de folga. O recomeço dos trabalhos foram ontem pela manhã com atividades na Academia. À tarde teve atividades com bola na quadra do Poliesportivo.

Em 2016 a Alaf disputou a Liga Futsal e na temporada atual, pelo razoável investimento, a opção da equipe foi apenas pela Liga Gaúcha. “Temos que levar em consideração que clássico é clássico. Nessa hora o empenho de todos é fundamental. Assoeva e Alaf agora é pelo Estadual e neste caso quem não deseja estrear com o pé direito?”, destaca o capitão da Assoeva, Boni.

Conforme o líder da equipe, a meta é realizar uma boa campanha. Em 2017 a Assoeva quer figurar entre os primeiros na classificatória e na medida do possível, trazer para dentro do Poliesportivo a decisão. Para isso será necessário uma campanha equilibrada. “O começo disso tudo pode vir através de uma vitória na estreia”, completa o atleta.Com a criação da Liga Gaúcha, a fórmula de disputa também ‘tem novos ares’. Até então a equipe de melhor campanha sempre teve a vantagem do jogo de volta e o empate na prorrogação a seu favor.

“Em reunião com os clubes isso foi modificado após alguma discussão mediante a concordância de alguns e votos contrários de outros”, afirma o vice-presidente da Assoeva, Vianei Hammes. Ele que igualmente integra a linha de frente da Liga Gaúcha, destaca que na eliminatória, o jogo de volta será na casa da equipe de melhor campanha. Se houver a necessidade de prorrogação, ninguém leva a vantagem. “Um novo empate agora em diante força a série dos pênaltis”, afirma Hammes.

A PARTICIPAÇÃO DA ASSOEVA ATÉ HOJE

2009 Na primeira participação, a equipe de Venâncio Aires foi vice-campeã. ACBF foi campeã.

2010 Na segunda participação, a equipe de Venâncio Aires novamente foi vice. Perdeu para ACBF.

2011 A eliminação na semifinal foi diante do Atlântico.

2012 Equipe foi eliminada no primeiro mata-mata pela AGSL, em pleno Poliesportivo.

2013 Equipe de Venâncio foi superada pelo Atlântico na fase semifinal.

2014 Assoeva foi vice-campeã na primeira vez que disputou o título contra o Atlântico.

2015 Assoeva foi para sua quarta final. Eliminou o Atlântico na semi e perdeu o título para a ACBF.

2016 Assoeva foi eliminada na semifinal pelo Atlântico que mais tarde foi campeã diante da ACBF.