Foto: Daniel Heck / Folha do MateAtletas de diferentes municípios da região coloriram as ruas centrais de Venâncio Aires na sexta-feira à noite
Atletas de diferentes municípios da região coloriram as ruas centrais de Venâncio Aires na sexta-feira à noite

A lua em tom alaranjado guiou o caminho de mais de 200 atletas que participaram do Venâncio Night Run, na sexta-feira, 12. Com a proposta de incentivar o esporte, o evento também integrou a programação de aniversário de Venâncio Aires.

O temor com relação a chuva tornou-se motivação para encarar os 4km ou 8km. Além de atletas amadores, o evento trouxe competidores que participam em circuitos estaduais. 

O medalhista em Pan-Americanos, Fabiano Peçanha, trouxe a equipe Associação Medalha de Ouro (AMO) para competir em Venâncio Aires. Em entrevista para a Folha do Mate, ele destacou a importância de eventos desta natureza. “A corrida de rua é um dos esportes que mais cresce e que recebe mais eventos, sempre incentivando a atividade física. É uma modalidade que pode envolver atletas profissionais e iniciantes”, disse.

Com o balizamento de ciclistas e veículos de segurança, os atletas imprimiram grande velocidade para finalizar o trajeto. Na categoria 4km, o atleta de Santa Cruz do Sul Juliano Kommer voltou a vencer a corrida, como ocorreu em 2016. O competidor finalizou a prova em 12min46s. No feminino, a vencedora foi Daiana Wickert, ao completar o percurso em 17min25s.

No percurso mais extenso, o vencedor foi Daniel da Silva. O atleta completou o trajeto em 24min48s, com uma vantagem de 23 segundos sobre o segundo colocado. Na categoria feminino, a competidora Janice Gossmann finalizou o percurso em 32min.

O evento foi organizado pela secretaria de Cultura e Esportes, com o apoio da unidade local do Sesc e Rotary Venâncio Aires.