às vésperas do começo da 28ª edição do futebol de campo, a Taça da Amizade vive um momento conturbado. A razão disso? O descontentamento por parte de alguns clubes com a atual diretoria encabeçada por Mário Hochscheidt. Esse descontentamento veio à publico ontem pela manhã quando uma cópia autênticada em cartório, foi apresentada mediante a 11 assinaturas de dirigentes de clubes filiados à Liga.

“é um documento que convenhamos, deixa algumas brechas. Tudo começa na primeira linha onde diz que uma reunião foi realizada no dia 28. é mentira, esse encontro foi na quarta-feira à noite, ou seja, dia 29. O que me admira é que tem dirigentes de clubes que ainda assim um documento como esse. Alguns dos clubes que constam ali, até em débito estão com a Liga. Clubes representados na ocasião tem pessoas que constam na minha lista da diretoria. Nesta lista tem mais uma coisa para apontar: 11 clubes assinaram mas destes, somente sete estão inscritos para disputar a Taça da Amizade 2015”, disse na tarde de ontem o presidente da Liga, Mário Hochscheidt.

Os sete clubes que Mário refere que ao menos estão ‘confirmados’ para 2015, são Avante, São Luiz, Palmeiras, Palanque, Matriz, 25 de Julho e Monterey. “O Ipiranga e a Assespe pediram afastamento. O Flor de Maio até agora nem apresentou o pedido de afastamento ou algo parecido. O Fluminense está há dois anos sem disputar a Taça da Amizade. Pelo que entendi no documento que recebi, os clubes que o assinaram estão desistindo da Taça da Amizade. Não sei qual será a posição dos demais clubes filiados e que não constam nesta lista que pelo que consegui ‘pescar’ nos bastidores, nem foram convidados ou então convocados para este encontro”, enfatiza o presidente.

O documento autênticado foi entregue na recepção da Folha do Mate. Foram mantidos contatos com no mínimo dois presidentes de clubes que assinaram o documento mas estes optaram em não se pronunciar.

Ainda em relação ao documento, Mário confirmou que a reunião ‘convocada’ por estes clubes não será realizada. “O que posso afirmar é que a Liga sim está convocando uma reunião. Essa fica desde já marcada para o dia 6 de agosto, a partir das 20h, na sede da Assoeva. Se querem ver o ‘circo pegar fogo’, então vamos lá. Tudo que estão dizendo por aí, que tem falcatrua, que provem. Estou decidido agora em ir mais longe. Se vai ter campeonato ou não, vamos esperar para ver o desfecho da reunião no dia 6. Só espero que todos os clubes estejam presentes. De antemão saibam os clubes que estes deverão trazer consigo a ata da atual diretoria pois somente os presidentes de clubes é que poderão se fazer presentes, assim como os integrantes da imprensa”, finaliza o dirigente.

O DOCUMENTO

“Em reunião realizada no dia 28/07/2015, dirigentes dos clubes filiados a Liga da Taça da Amizade 2015, decidiram que com essa atual diretoria não irão disputar a Taça da Amizade no ano de 2015. Motivo: descontentamento dos clubes. Os clubes aguardam definições, em uma próxima reunião marcada para segunda-feira, dia 03/08/2015, às 20:00, na sede da Liga”.

Tal documento vem assinado por um representante do Avante (Márcio Henckes), Assespe (Cláudio Weschenfelder), Flor de Maio (Marcelo Hinterholz),São Luiz (Pedro Frank), Palmeiras (Ari Weber), Palanque (João Arenhardt), Fluminense (Paulo Silberschlag), Matriz (Laércio Padilha), 25 de Julho (Milton Angnes), Ipiranga (Paulinho Richter) e Monterey (Ornélio Silveira).

* No documento consta ainda o Onze Unidos, porém sem assinatura de algum dirigente.