O Jornal Folha do Mate começa hoje a apresentar aos leitores mais informações sobre cada time que está participando da 28ª edição da Taça da Amizade. O objetivo é levar detalhes dos clubes e fomentar a presença das comunidades nos jogos. O primeiro a ser apresentado será o atual campeão Monterey, da Linha Hansel, na edição de hoje. Na sequência, nas edições de fim de semana, serão divulgadas notícias de dois clubes até o encerramento da primeira fase.

O Monterey, da Linha Hansel, é o tricampeão da Taça da Amizade e o plantel formado por jovens tem imposto medo aos adversários. Apesar da sequência de títulos, a diretoria apresenta algumas insatisfações com algumas regras criadas na temporada. O presidente, Ornélio da Silveira, não concorda com a ideia de ranking imposta pela Liga. “Para o Monterey levar o título não vai ser fácil, judiaram de nós e o nosso plantel ficou pequeno. Quem quiser pegar as listas pode ver que nós temos 15 jogadores nos titulares, não foi aprovado reforço e desse total ainda tiraram dois com a ideia do ranking. Na nossa avaliação o time foi muito prejudicado, mas eu não entro para perder e isso todo motivou o nosso grupo”, afirma.
A equipe tem uma filosofia de adotar jogadores jovens e isso surtiu efeito nos resultados colhidos nas últimas temporadas. “Se o Monterey é tricampeão é pelo fato de nós termos feito um planejamento e trazido jovens para os aspirantes. Agora não pegamos mais atletas para a categoria inferior que tenham mais de 16 anos. Essa política vai render a renovação necessária ao nosso plantel e isso todos os times deveriam fazer”, explica o presidente do Monterey.
Para o técnico do Monterey o principal desafio é manter o grupo motivado, após a sequência de bons resultados. Segundo Airton Ferreira, a mudança no regulamento mexeu com o brio dos jogadores. “Não é fácil motivar os garotos após esses três títulos da Taça da Amizade. O Monterey já chegou quatro vezes consecutivas na final e temos que cuidar para esse aspecto não subir a cabeça. Esse fato novo de ranking, acho que vai dificultar a nossa vida, mas também vai serviu para mexer com o plantel”, analisa.
Os jogadores que foram ranqueados são Tiago Rosa, Júnior Dettenborn, Carlos Jancke e Tiago Lucke. Apenas dois desses atletas podem estar simultaneamente em campo. Além deles, a diretoria adicionou Murilo Xavier e Ricardo Zarth, do Tangerinas, ao ranking.
Na primeira rodada, o Monterey perdeu para o 25 de Julho. Agora a equipe busca a recuperação contra o Palmeiras, em Arroio Grande. A partida está marcada para domingo.
Meu serviço é ser gandula nos jogos. A nossa comunidade apoia e cada um sabe a sua responsabilidade, na copa, no campo e em qualquer setor”, Ornélio da Silveira.