
A ‘nata’ do judô do Rio Grande do Sul reunida em um único evento. Assim será a Copa Venâncio Aires que no sábado, 10, contará com mais de 500 judocas no ginásio Poliesportivo, no Parque do Chimarrão. Juntamente com a Federação Gaúcha de Judô (FGJ), a Copa Venâncio, que é a mais tradicional do Estado, tem a parceria e organização da Academia do Grêmio Literário Oliveira Castilhos (Gloc).
No calendário da Federação Gaúcha, a Supercopa Venâncio é uma das primeiras confirmadas pela entidade a cada temporada. “São três décadas desta competição em Venâncio. Ela é chamada de Supercopa porque nestas competições a pontuação dentro daquela disputa para destaque geral é maior”, destaca o coordenador da equipe Gloc, Marco Antônio Pretto.
O professor destaca que a Supercopa tem a cada temporada um número maior de competidores. “A isso está relacionada a localização central de Venâncio Aires dentro do Estado. Tem a favor ainda a questão que o Poliesportivo e o Parque do Chimarrão em si oferece uma excelente estrutura para a competição. O essencial mesmo é o ginásio oferecer todas as condições que a organização necessita”, acrescenta o sensei para realizar o evento.
Quanto a participação da Gloc no evento, Marco Antônio afirma que será com 25 judocas. “Temos o pessoal de Venâncio Aires e alguns judocas participantes de Lajeado. A equipe está preparada e tomara que todos consigam chegar na reta decisiva dentro de suas categorias”, completa o professor.A entrada no Poliesportivo, no sábado, é franca. A competição começa oficialmente às 9h.