Foto: Vanessa Behling / Folha do MateExpectativa da diretoria é de lotar a sede social
Expectativa da diretoria é de lotar a sede social

O Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso terminou há cerca de dois meses e o Guarani ficou com o vice-campeonato, batendo na trave na tentativa de acesso à elite. O triunfo não foi alcançado, mas a campanha agradou aos torcedores, patrocinadores e diretoria. Com o objetivo de agradecer os empresários que colaboraram na caminhada do rubro-negro, um evento será realizado nesta sexta-feira, dia 11, no Estádio Edmundo Feix, a partir das 19h.

A proposta do departamento de marketing do Guarani nesta temporada foi a captação de patrocinadores por numeração de uniforme, ou seja, cada jogador tinha um número fixo e o empresário destinava um valor fixo mensal correspondente ao salário do atleta. Dessa maneira, os jogadores e comissão técnica tinham o salário garantido mensalmente.

O repasse de R$ 120 mil da Prefeitura de Venâncio Aires auxiliou na aquisição de materiais esportivos, alimentação, manutenção da estrutura e ainda despesa de funcionários com encargos sociais. Essa arrecadação deu uma saúde financeira ao Guarani mais estável, mas mesmo assim a diretoria preciso arcar com algumas receitas no final do campeonato, conforme explica o presidente Maciel Marasca. “No Quadrangular Final da Divisão de Acesso foi necessário adicionar valores que não estavam previstos no início da competição, como hospedagem e deslocamento um dia antes do previsto. O objetivo era dar a melhor estrutura ao time para conseguir o título e para isso foi necessário aplicar um valor mais substancial”, explica.

Fechamento de contas

Com os recursos no caixa, a diretoria conseguiu fechar o primeiro semestre com as contas em dia. A crise financeira fez com que o Guarani não disputasse as competições do final de ano. “A nossa decisão foi tomada com o objetivo de não desgastar a comunidade e não ter que recorrer novamente ao poder público. O nosso objetivo é contar com o apoio dos empresários e da Prefeitura para 2016. Sendo assim, não havia motivo para colocar um peso na nossa comunidade. A Administração Municipal, a partir do prefeito Airton Artus, prestou um auxílio imenso ao Guarani e esperamos que se mantenha para a próxima temporada”, afirma Maciel Marasca.

‘Momento de agradecer’

O evento tem o intuito de agradecer aos patrocinadores e apresentar as contas do futebol profissional. “é preciso fazer esse agradecimento aos empresários. Eles compraram a ideia da diretoria e ajudaram patrocinando uma camisa, uma placa no gramado ou o muro na frente do Estádio Edmundo Feix. Queremos confraternizar com eles, apresentar o balancete financeiro e fazer um agradecimento já que eles fazem parte desta história de 86 anos do Guarani”, reconhece.