Guarani vai com força máxima para os 90 minutos de ida diante do Rio Grande, neste domingo, 23. (Foto: Roni Müller)
Guarani vai com força máxima para os 90 minutos de ida diante do Rio Grande, neste domingo, 23. (Foto: Roni Müller)

A fase mais difícil da Terceirona Gaúcha terá neste fim de semana a realização dos 90 minutos de ida. Nesta etapa, em que está em disputa uma vaga na decisão e a confirmação da classificação para a Divisão de Acesso de 2026, o Esporte Clube Guarani terá o Sport Club Rio Grande como adversário. O jogo de ida, neste domingo, 23, a partir das 15h, será disputado no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande.

Com a campanha 100% na primeira fase, o Guarani teve duas semanas após a participação na classificatória para trabalhar, visando as importantes decisões dentro da dificílima etapa que é a semifinal.
“Concordo plenamente com a afirmação de que a verdadeira Terceirona Gaúcha é agora. Você tem uma equipe oponente com o mesmo objetivo, que é vencer, se classificar para a decisão e mirar a participação na Divisão de Acesso do próximo ano. Chegamos até aqui com uma campanha excepcional. Na semifinal, pretendemos manter esse embalo”, destaca o técnico do Guarani, Éder Lazzari.

Ao longo dos dias, o comandante buscou aprimorar algumas jogadas de bola parada e posicionamento — tanto defensivo como no meio-campo e no ataque. “Sempre buscamos ajustar algo, pois temos que estar preparados para as mais diversas situações que são proporcionadas no decorrer dos jogos. Tivemos duas semanas de muito trabalho. Estamos prontos para o primeiro desafio, que será na cidade de Rio Grande”, destaca o técnico.

Éder terá o grupo completo para o jogo de ida neste domingo. Quanto à formação da equipe, o técnico desta vez optou por não repassar a escalação de forma antecipada. “Vamos deixar para o dia do jogo, quando, na tradicional palestra com o grupo, iremos então confirmar os 11 iniciais”, disse. A delegação do Guarani viaja neste sábado, na parte da tarde, para Rio Grande, onde ficará concentrada até horas antes do jogo.

A Terra FM 105.1 transmitirá o jogo entre Rio Grande e Guarani, diretamente do Aldo Dapuzzo, na cidade de Rio Grande. A jornada esportiva começa às 14h.

O Sport Club Rio Grande
A equipe do técnico Cláudio Carvalho Júnior venceu três jogos e empatou outros três na primeira fase. Foram seis gols marcados e seis sofridos.
Como mandante no Torquato Pontes, a equipe venceu o São Gabriel por 3 a 1 e o Riograndense por 2 a 1. A única derrota foi por 1 a 0 para o São Paulo. Dos cinco gols que marcou, dois foram no primeiro tempo e outros três na etapa complementar. Ainda como mandante, a equipe sofreu um gol no primeiro e outros dois no segundo tempo.
Como visitante, o Rio Grande tem uma vitória e duas derrotas. Marcou um gol, no segundo tempo. A equipe sofreu três gols, sendo um no primeiro e outros dois no segundo tempo.

O Esporte Clube Guarani
A equipe do técnico Éder Lazzari venceu sete jogos oficiais na primeira fase, quando agregou três pontos do WO (3×0) contra o Novo Horizonte. O Índio fechou a primeira fase com 24 pontos, 25 gols pró e três contra.
Como mandante no Edmundo Feix, a equipe venceu o Novo Horizonte (7×0), o Clube 1992 (3×0), o Nova Prata (1×0) e a Apafut (4×2). Dos 15 gols que marcou, oito foram no primeiro tempo e outros sete na etapa complementar. Ainda como mandante, a equipe sofreu um gol no primeiro e outro no segundo tempo.
Como visitante, o Guarani tem três vitórias (+ o WO). Marcou sete gols, sendo um no primeiro tempo e seis na etapa complementar. Fora de casa, sofreu apenas um gol, no primeiro tempo, para a Apafut, em Caxias do Sul.