O Guarani conquistou uma importante vitória na tarde deste domingo, 21, no quadrangular final da Divisão de Acesso. Jogando na ‘Terra dos Marechais’, o rubro-negro bateu o São Gabriel por 1 a 0 na partida válida pela segunda rodada. Com a vitória o Guarani assumiu a liderança da fase final com quatro pontos.
Precisando da vitória, depois de estrear em casa com empate diante do Glória, o time de Venâncio entrou em campo com duas mudanças. O volante Renan Couto ficou no banco e Alexandre Lando ingressou na equipe titular. O meia atacante Rafael Bitencourt também ficou na reserva e com isso o ataque foi reforçado com Tales, ao lado de Paulinho.
Mal o árbitro Eleno Todeschinni apitou o início da partida e o Guarani criou uma grande chance de abrir o placar, com o zagueiro Léo Paulista, após cobrança de escanteio. Em resposta, a equipe da casa levou perigo com uma cabeceio de Carlão, aos 3 minutos.
A partida seguiu movimentada, com boas oportunidades para ambos os lados, no entanto, a equipe comandada por Gelson Conte cresceu no confronto por volta dos 25 minutos, se tornando dono das ações. O Guarani, por sua vez, encontrava muitas dificuldades na saída de bola. Aos 32 minutos, por exemplo, desperdiçou uma grande chance em falha da defesa do time índio. A bola foi cruzada para a área, onde estava sozinho Bahia, mas ele acabou não conseguindo subir o suficiente para completar para a rede.
Na volta do intervalo a postura rubro-negra em campo era outra. E tão logo, mostrou o porque. Aos

oito minutos, Carlinhos cobrou falta na direita, no campo de ataque. O meia mandou a bola para a área e Gustavo Xavier subiu mais alto, deu uma ‘casquinha’ na bola, que parou dentro do gol, no ângulo esquerdo: 1 a 0.
Depois do gol, o São Gabriel começou a se ‘atirar’, adiantando a linha de maração e dando possibilidades do Guarani assinalar o segundo tento. A equipe da casa procurava espaço, mas não conseguia completar com êxito. Aos 40 minutos, o zagueiro ícaro salvou o rubro-negro de sofrer o gol de empate ao tirar a bola em cima da linha.
Já nos acréscimos, aos 47 minutos, uma pequena confusão marcou o apagar das luzes no estádio Silvio de Faria Corrêa. Em cobrança de escanteio, o goleiro Lúcio também foi para a área de Rodrigo. Quando a bola foi alçada, o zagueiro ícaro acabou levando um cartão por empurrar um jogador adversário. Lúcio ainda provocou falta em cima do goleiro do Guarani, que foi derrubado, mas nada foi marcado. No novo escanteio dos donos da casa, a bola sobrou para o rubro-negro. Léo Paulista arrancou e, sem goleiro – com Lúcio ainda voltando, chutou mas a bola foi fraca demais e o arqueiro do São Gabriel ainda conseguiu fazer a defesa na entrada da área.
O Guarani atuou com: Rodrigo, Gustavo, ícaro, Léo Paulista, Otávio, Henrique, Carlinhos (Cristian Fabian), Anderson Feijão, Alexandre Lando, Paulinho (Lima) e Tales (Edgar Alemão).
O São Gabriel jogou com: Lúcio, Thiaguinho, Pablo, Carlão, Amaral (João Paulo), Tatto, Toto, Márcio Reis, Thiago (Alexandre Santana), Donavan (Pará) e Bahia.
Cartões amarelos: Gustavo, ícaro, Léo Paulista e Alexandre Lando; do Guarani. Thiago e Bahia; do São Gabriel.
O próximo confronto do rubro-negro será na quarta-feira, no Estádio das Castanheiras, diante do Brasil de Farroupilha, a partir das 20h.
No outro duelo, válido pela segunda rodada, o Glória empatou em 0 x 0 com o Brasil-Far, na tarde deste domingo, 21. Na partida, Alê Menezes deixou a equipe de Vacaria devido a lesão e Jajá e Wagner Freitas ainda foram expulsos, assim como Gabriel, do Brasil-Far.
