
O foco da patinação artística está no Campeonato Mundial realizado em Cali, na Colômbia. E Venâncio Aires está representada na maior competição da modalidade. A atleta Nayara Simões integra a delegação brasileira na categoria mini grupos de show. O embarque da jovem está marcado para hoje e a apresentação ocorre no sábado, às 17h45min.
O Campeonato Mundial reúne mais de mil atletas desde o dia 14 e o encerramento está previsto para 27 de setembro. O evento conta com diversas categorias e modalidades. A venâncio-airense vai participar da categoria mini grupo, com a apresentação The Black Bag. Além de Nayara Simões, compõem o plantel quatro atletas de Porto Alegre e quatro de Novo Hamburgo.
A jovem explica que a rotina de treinamentos foi intensa e cita também o entrosamento do grupo visando o Mundial. “Eu estava treinando três vezes por semana em Porto Alegre e cada atividade tinha duração de aproximadamente três horas. As meninas já estão trabalhando há muito tempo juntas e eu me inseri no ano passado. Por opção da equipe técnica, a coreografia foi apresentada apenas no Brasileiro e no Sul-Americano. A Janaína Espíndola (técnica) fez diversas alterações na nossa apresentação com o intuito de melhorá-la e ainda tivemos o apoio de um coreógrafo argentino para fazer diversas correções”, afirma Nayara.
Apesar de ser a terceira vez que vou participar do Campeonato Mundial, o friozinho na barriga está aumentando cada dia mais. Quero que chegue logo o dia da apresentação para a equipe poder fazer o melhor trabalho”, Nayara Simões.
Boas expectativas
A patinadora explica que a coreografia planejada pode colocar o Brasil entre as melhores equipes do mundo. “A nossa apresentação vai ser muito forte. No tempo em que estou na patinação eu nunca vi uma preparação tão intensa para um campeonato. Além disso, a coreografia é muito complexa e se conseguirmos desenvolver tudo que está ocorrendo nos treinamentos vamos ter um bom resultado”, analisa a patinadora.
As principais adversárias da equipe brasileira vêm da Argentina, Espanha e Itália. A técnica do time endossa as palavras de Nayara ao reforçar o nível do campeonato. “Se ficarmos entre as cinco melhores do Mundo, teremos nos superado”, explica Janaina Espíndola. A atleta acredita que as anfitriãs também tem uma possibilidade de conquistar bons resultados. “Além das três principais seleções do mundo, a Colômbia vai ter o apoio local e pode crescer na competição. é muito rápido e o erro não é aceitável.”
Avaliação
Os grupos de show vão fazer um treino de reconhecimento da pista e no sábado fazem a apresentação oficial. Os juízes vão avaliar de maneira geral o conteúdo, a dificuldade, a técnica e evolução. Além disso, há uma análise da apresentação das patinadoras de como será a expressão, interpretação, vestuário e a maquiagem.
