
Neste domingo, encerra os Jogos Pan-Americanos de Toronto, e o Brasil, conseguiu igualar o número de medalhas de Guadalajara, no México: 141. O país terminou o sábado com 140 pódios.
Apesar do número total, o Brasil piorou seu desempenho na quantidade de medalhas de ouro. Há quatro anos, no México, foram 48 primeiros lugares. Em 2015, o país só tem chance de ganhar mais duas de ouro e chegar, no máximo, a 43.
A outra meta do COB era ficar no top 3 na classificação geral. Como Estados Unidos e Canadá estão muito à frente dos outros países, o Brasil travou uma briga boa com Cuba. Mas o Pan entra em seu último dia de competições com país caribenho não tendo mais chances de ultrapassar o Brasil. Cuba está com 36 ouros e não disputa mais nenhuma final neste domingo.
Na última sexta-feira, em uma coletiva de imprensa realizada pelo COB para fazer o balanço da participação do Brasil nos Jogos de Toronto, o diretor executivo de esportes, Marcus Vinicius Freire, falou sobre as metas estabelecidas para o Time Brasil e se disse satisfeito com o que viu no Canadá.
– Não ficamos abaixo do esperado. Nossa meta é ficar no top 3. Estamos nesse momento e daqui a dois dias vamos ver como vai terminar. Além disso, estamos vendo uma distribuição maior de medalhas entre mais países. E nós trouxemos uma delegação mista. Grande parte dos nossos atletas estão competindo no Pan pela primeira vez. Visto o que aconteceu, sabendo com quem estaríamos competindo, estamos dentro dessa meta no momento – disse Marcus Vinicius Freire.
Os Estados Unidos lideram o quadro geral com 261 medalhas: 102 de ouro, 79 de prata e 80 de bronze. Já o Canadá tem 214 medalhas: 77 de ouro, 68 de prata e 69 de bronze. O Brasil aparece em terceiro, com 140: 41 de ouro, 39 de prata e 60 de bronze. Neste domingo, os EUA disputam mais quatro finais. Canadá faz três finais, e o Brasil, uma.
PROGRAMAÇÃO final:
16h – Final vôlei masculino: Brasil x Argentina
21h – Cerimônia de Encerramento