O Rio Grande do Sul sediou pela primeira vez uma etapa do Campeonato Brasileiro de BMX. No último fim de semana as provas foram desenvolvidas na pista de Campo Bom e contou com a participação de sete atletas de Venâncio Aires, pilotado pelo Moto Clube Venâncio Aires (Mocva). Além disso, a Capital do Chimarrão conta com o presidente da Federação Gaúcha de Bicicross, João Francisco Rauber.

O Campeonato Brasileiro contou a presença de mais de 4 mil espectadores no último dia de provas e a adrenalina foi intensa em cada prova. Para o presidente da Federação, esse evento foi um sucesso antes mesmo de começar. “é a primeira vez que o Brasileiro de BMX não é realizado no estado de São Paulo. Para nós da Federação é uma honra receber uma prova dessa magnitude e receber tantos elogios. Sucesso é a palavra que resume o último fim de semana. O esporte está em uma ascendente no Rio Grande do Sul é bacana estar participando deste momento”, disse João Rauber.

A etapa em Campo Bom teve a presença de 470 pilotos de diversos locais do país, muitos deles vão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos e nas Olimpíadas Rio 2016. Na categoria principal, o atleta André Fassina ficou com o título no masculino e Priscila Carnaval no feminino.

Foto: CBC / Divulgaçãoéder Martins, número 80, chegou na 5ª colocação da categoria Men 17/24 anos
éder Martins, número 80, chegou na 5ª colocação da categoria Men 17/24 anos

éder Martins é o melhor de Venâncio

A etapa do Brasileiro no Rio Grande do Sul proporcionou aos atletas da região a oportunidade de participar de um evento dessa magnitude. O Mocva contou com sete representantes e o atleta que conquistou a posição mais expressiva foi éder Martins. O piloto ficou na 5ª colocação na categoria Men 17/24 anos. Para o atleta o objetivo de chegar na final foi alcançado. “Competir é sempre bom, e correr junto com esse pessoal de alto nível é importante para o nosso desenvolvimento. Meu objetivo era de chegar na final e graças a Deus eu consegui. Eram 50 pilotos na minha categoria e consegui finalizar na quinta colocação”, comentou éder Martins.

Além de éder Martins, o jovem piloto Kelvim Kauan da Gama foi para a final do Campeonato Brasileiro. O atleta competiu na categoria Boys 10 anos e ficou na 8ª colocação, após sofrer uma queda na reta final da prova decisiva. Os pilotos Pedro Motta de Quadros, Gustavo Rafael da Silva ‘Gamarra’, Leonardo Borba, Mequias Santos e Leonardo Nardon não chegar na decisão. O próximo evento que o Mocva irá participar é a etapa do Gaúcho de BMX em Sapiranga, no mês de agosto.

Ainda não caiu a ficha. A prova em Campo Bom foi inexplicável, preciso agradecer os pilotos e equipes que participaram da etapa”, João Rauber, presidente da Federação Gaúcha.