Foto: Roni Müller / Folha do MateConfronto direto vale vaga no G4
Confronto direto vale vaga no G4

Neste sábado, 5, a Liga Futsal, em sua 16ª rodada pela fase classificatória, reserva o clássico gaúcho entre Assoeva/Unisc/ALM e ACBF, de Carlos Barbosa. Será o terceiro confronto entre as equipes na temporada e o primeiro na quadra do Poliesportivo. O jogo começa às 20h15min.

Assoeva e ACBF, na pré-temporada, se enfrentaram na decisão da Copa Marau. Renatinho marcou o gol da vitória no 1 a 0. No primeiro turno da Liga Gaúcha, as duas equipes se enfrentaram dia 18 de julho. Em Carlos Barbosa, a Assoeva venceu por 4 a 3.

Na competição nacional, Assoeva e ACBF estão lado a lado. O adversário é o quarto colocado com 22 pontos. A Assoeva, com a mesma pontuação é a quinta colocada. “Vamos ter um confronto direto para ingressar entre os quatro melhores. Não tivemos pleno êxito contra o Corinthians. Buscamos os pontos necessários depois para voltar nesta condição. Agora, no clássico gaúcho, tem que dar”, destaca o pivô Caio Júnior. O camisa 99 da Assoeva, que marcou um belo gol na vitória por 8 a 6 contra a Intelli, destaca seu jeito de ser em quadra.

“Sou assim mesmo. Um jogador que brigo, discuto se for preciso. Sou assim desde quando comecei minha carreira. Os títulos que conquistei foi com esse espírito. Só brigo, discuto, luto, porque acredito e confio na nossa equipe. Meu objetivo é dar ao torcedor, diretores, patrocinadores, um presente que será chegar nas finais da Liga e ainda o título inédito para este clube que é ser campeão gaúcho. Irei lutar com quem tiver que seja. Estou nem aí se sou chato, se as vezes discuto acima da média. O Caio Júnior é assim. Vim pra cá pra vencer. Estou trabalhando com o restante dos colegas para que tudo isso se concretize”, afirma o pivô que tem três gols.

Se no Estadual a ACBF está com uma campanha um pouco aquém, na Liga o elenco sabe da importância de classificar bem na primeira fase. “Quanto mais à frente, melhor, Assim você consegue trazer pra dentro de casa, ao lado do seu torcedor, os jogos de volta dos play offs”, destaca o camisa 8 Bruno Souza que na temporada passada defendeu as cores da Assoeva.

Para o clássico, o técnico da Assoeva, Fernando Malafaia, depende apenas da situação do ala Zico para ter equipe completa. Se por ventura o camisa 19 não estiver liberado, a tendência é por uma mudança bem significativa na composição do quarteto inicial que assim pode ter André Deko, Daniel, Valdin, Renatinho e Sacon, ou então com Caio Júnior ou Dilvo começando na frente. Tem ainda as opções de Boni, Ygor e até de Rezala que foi titular contra a ATCEL.

CAIO JÚNIOR

“Vamos lá torcedor. Compareça no Poliesportivo e faça a diferença na arquibancada. A Assoeva vai entrar em quadra em busca de mais uma vitória”

Folha do Mate: Como foi a preparação ao longo da semana por parte da equipe para o clássico deste sábado contra a ACBF pela Liga Futsal?

Caio Júnior: Boa e intensa, a exemplo de todos os jogos até aqui. Sabemos que a atenção e concentração em jogos assim tem que ser redobrada. Importante é que estamos confiantes e preparados para esse grande jogo. Vou entrar em quadra pra ganhar.

Foram dois jogos contra a ACBF nesta temporada e com vitórias da Assoeva. O que fazer agora para repetir a dose na competição nacional?

Bato na mesma tecla: atenção e concentração. Essa foi a grande diferença da nossa equipe nos dois jogos contra a ACBF até agora. Se mantivermos a mesma pegada, é meio passo dado para conseguirmos nosso objetivo. Unido como o grupo está o caminho fica mais fácil para buscarmos nossos objetivos que são chegar nas finais da Liga Futsal e ser campeão gaúcho.

Já atuastes na ACBF e conheces muito bem a equipe. Quais os principais cuidados que a Assoeva deve ter num jogo como esse onde vale uma melhor colocação na reta final da Liga Futsal?

Conheço o clube mas a equipe em si mudou bastante. Com certeza existe uma pressão enorme pelos três pontos contra nós até porque neste ano ainda não obtiveram essa vitória. Está em jogo a melhor colocação na reta final da Liga Futsal. Diante disso virão com mais ‘sede’ ainda. Não podemos dar bobeira. Queremos vencer e por isso a motivação tem que ser como se fosse um jogo de final de campeonato.

BRUNO SOUZA

“A gente sabe das dificuldades que vamos enfrentar contra a Assoeva. Um adversário que merece todo nosso respeito pela boa fase atual”

Folha do Mate: Como está a expectativa por parte da ACBF para esse jogo chave contra a ACBF em termos de projeção de G4 na Liga Futsal?

Bruno Souza: A expectativa é a melhor possível. As duas equipes estão brigando por uma posição no G4. Mesmo que a primeira fase classifica 16, vai ser um jogo muito interessante e bom de se jogar. O ‘ingrediente’ mesmo é essa disputa por uma vaga no G4 que dá uma certa vantagem até a semifinal.

Como a ACBF pretende ‘parar’ a Assoeva que como todos sabem é ainda mais forte dentro do Poliesportivo aliado ao apoio do torcedor?

A preparação ao longo da semana foi muito boa. Conseguimos 100% nos últimos três jogos em casa. Temos nos últimos três jogos – Assoeva fora, Minas em casa e Atlântico fora – o objetivo de pontuar em todos eles. A intenção realmente é essa. Na realidade nesta reta final começa o verdadeiro teste para a eliminatória que vem pela frente. Serão jogos difíceis a exemplo desse que vamos ter em Venâncio Aires.

Alguma pressão extra na ACBF pela equipe estar em apenas sétimo lugar na geral da Liga Gaúcha?

Precisamos nos recuperar sim. A largada na competição não foi muito boa. A garotada realizou alguns jogos porque estávamos concentrados na preparação para a Supercopa e Libertadores. Tivemos uma conversa nos últimos dias para que o foco neste segundo voltasse a ser intenso também no Estadual. Boa parte dos atletas estão voltando de recuperação. A ACBF vai voltar forte e com certeza iremos brigar por mais títulos.