Foto: Roni Müller / Folha do MateMalafaia com a turma do 9º ano da escola Odila, depois do bate-papo
Malafaia com a turma do 9º ano da escola Odila, depois do bate-papo

Olhos vidrados e silêncio quase que total na sala de aula. Atentos às palavras proferidas pelo técnico da Assoeva Fernando Malafaia, os estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Odila Rosa Scherer, participantes do Folheando, ouviram um pouco da história de vida do professor licenciado em Matemática e Educação Física.

Malafaia é carioca e faz quatro anos que está em Venâncio Aires, desde que assumiu o comando da Assoeva, equipe que atualmente disputa a Liga Futsal e a Liga Gaúcha.

Sobre sua história de vida, assegura aos adolescentes que não se permitam lamentar e, sim, que busquem coisas novas. “Se permitam ouvir. É preciso quebrar a barreira de conversar com os pais de vocês”, aconselha. Em bate-papo descontraído, na sala de 26 jovens, Malafaia contou sobre seu ingresso como treinador. “Em relação à profissão entrei por acaso. Eu era jogador e, em determinado momento, resolvi parar de jogar. Jogava no Vasco em 1994. Mas não queria jogar mais futsal. Veio convite de ser treinador e hoje posso dizer que me encontrei”, afirma Malafaia.

FUNCIONÁRIO x PAIXÃO

Foto: Roni Müller / Folha do MateMalafaia: “É preciso sair da zona de conforto e ir à luta para aquilo que se quer”
Malafaia: “É preciso sair da zona de conforto e ir à luta para aquilo que se quer”

O técnico do time de futsal, fez um paralelo aos estudantes comparando as pessoas que, segundo ele seriam o funcionário e o outro a paixão e explica: “Digo para os atletas que têm duas maneiras de serem. Uma delas, é ser o funcionário. Que eu digo ser aquela pessoa que cai na zona de conforto. Que apenas treina. Que vai lá, porque tem que ir. Diria que é na sala de aula aquele que se dedica, presta atenção, mas não vai buscar novos horizontes. Mas aí, tem a paixão. Que é aquele que não treina e sim, que está se preparando. Errando e aprendendo com seus erros para fazer certo. Ele estuda, foca e busca sempre mais para se aperfeiçoar naquilo que deseja. É aquele que tem paixão”, aponta Malafaia. 

Na vida a gente precisa ser desta forma e dizer: vou fazer e vou conquistar. Você só precisa acreditar em você. Acreditar que você pode e ir à luta”, Fernando Malafaia, técnico da Assoeva.

Segundo ele, dentro da quadra os atletas são questionados todos os dias e, quando se quer alcançar algo, é preciso doar-se ao máximo e chegar ao seu limite para obter o resultado desejado.

A escola Odila Rosa Scherer é a segunda a receber o treinador da Assoeva dentro das ações do projeto Folheando-Incentivo à leitura em sala de aula. Malafaia já participou de bate-papo na escola Macedo e, nos próximos meses, vai integrar o projeto nas escolas Leontina, do bairro Santa Tecla e Crescer, no bairro Coronel Brito.