A patinação de Venâncio Aires alcançou, mais uma vez, bons resultados em campeonato internacional. As atletas Nayara Simões e Maria Luisa Konzen participaram dos Sul-Americano de Patinação Artística, na cidade de Encarnación, no Paraguai, entre os dias 18 e 28 de junho. A dupla representou a Seleção Brasileira na disputa contra Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Equador e Chile.

Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoTécnica Regina Käfer com as atletas Nayara Simões e Maria Luisa Konzen
Técnica Regina Käfer com as atletas Nayara Simões e Maria Luisa Konzen

O resultado mais expressivo foi a vitória do grupo Wheels on Fire, comandado pela técnica Janaína Espíndola, que conta com a venâncio-airense Nayara Simões. A equipe conquistou a medalha de ouro e garantiu vaga no Mundial, em Cáli, na Colômbia, entre os dias 17 e 27 de setembro. “Minha apresentação superou as expectativas, fui muito melhor do que imaginava. Isso é o resultado de muito treinamento, disciplina e dedicação. A competição por si só já é difícil, mas existem momentos mais tensos como antes de entrar na pista, mas nenhum difícil. A única novidade foi que este ano subi para a categoria Junior. Que é uma das categorias mais difíceis do campeonato pois vale vaga para mundial”, explica Nayara.

A estreante em competições internacionais, Maria Luisa Konzen, competiu na categoria Cadete, modalidade Free Dance, e ficou na 6ª colocação, entre 23 competidores. A técnica Regina Käfer explica que a atleta superou as expectativas já que houve muitas novidades para a jovem. “Foi uma experiência difícil , muito forte a competição, mas ela foi perfeita. é uma menina muito dedicada e tem um futuro brilhante. Ela está entre as seis melhores da América”, afirma a técnica do Grupo Pattins Sul.

A equipe, liderada por Regina, contou com seis atletas da região no Sul-Americano. Segundo a professora, o grupo teve muita dedicação para alcançar os resultados. “A nossa equipe contou com seis atletas na Seleção Brasileira e todos honraram da melhor forma o nosso país. O grupo obteve uma participação expressiva, alcançando pódio em uma categoria, e nas demais sempre alcançando as melhores colocações do Brasil. Agradeço a todas as pessoas envolvidas nesse crescimento”, enfatiza.

Apesar dos resultados expressivos e a nível internacional, a técnica Regina Käfer lamenta a falta de apoio. “O nosso esporte no Brasil não tem apoio nenhum. Aqui em Venâncio Aires, precisamos agradecer a Imprimex, que colabora com os uniformes. Aceitamos ajuda de alguns empresários que possam nos apoiar, pois algumas atletas de Venâncio estão deixando de participar de competição pela falta de incentivo no esporte”, lamenta.

O grupo de patinadoras do Pattins Sul agora tem como foco a preparação para a Copa Sul, em Santa Cruz do Sul, e para a Copa Internacional de Santos.