Na caixa, onde são guardadas as fichas dos livros ‘ausentes’ das prateleiras, quase falta lugar. Afinal, são quase mil ‘papeizinhos’ de livros que foram deixados de devolver pelos sócios da Biblioteca Pública Caá Yari.
Para tentar que esses livros retornassem para seu ‘habitat natural’, a bibliotecária Rosaria Costa, resolveu realizar pela primeira vez o mês inteiro de perdão, antes era somente uma semana. “As pessoas podem devolver pessoalmente, mandar por alguém, deixar na Prefeitura, na Secretaria da Cultura, mas só queremos que os livros retornem”, diz. As devoluções neste mês podem ser feitas na Biblioteca sem a cobrança da multa, das 10h às 18h.
A responsável pela Biblioteca destaca que em algumas situações as pessoas estão lendo uma literatura de série e precisam interromper no meio porque algum volume está emprestado há muito tempo. Quando essas situações de não devoluções ocorrem, Rosaria explica que é encontrado em contato através do número de telefone que consta na ficha, mas, às vezes, nem é mais o mesmo número de telefone, quando isso ocorre, são enviadas cartas para o endereço. Em outros casos, Rosaria chegou a comprar livros do seu próprio dinheiro para repor a ausência de obras.
Novos sóciosDos mais de 12 mil sócios cadastrados, somente cerca de dois mil estão ativos. Para associar-se a Biblioteca é necessário ir até o prédio, na rua Osvaldo Aranha, portando a Carteira de Identidade, comprovante de residência e R$ 5.