
De hoje até quinta-feira, 28, os eleitores de Venâncio Aires têm a oportunidade de se engajarem na conquista de recursos por meio da Consulta Popular. Com o apoio de entidades, órgãos públicos e voluntários, o Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) mobiliza a comunidade para votar nas demandas da região.
De acordo com a presidente do Comude, Jalila Stahl Böhm Heinemann, para conquistar os votos mínimos – 2.044 – e assim ficar habilitado para receber recursos do processo, Venâncio Aires garante mais de 40 locais offline, tanto na cidade quanto no interior.
Em Venâncio Aires, os principais locais de votação são o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Prefeitura, calçadão – coordenado pelo Lions Melvin Jones -, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Câmara de Vereadores, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e postos de saúde do bairro Macedo e de Vila Mariante.
Além disso, segundo Jalila, que é também secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, o Comude conta com o apoio volante de agentes de saúde, assessores parlamentares municipais, conselheiros de turismo, policiais militares e bombeiros.
MOBILIZAÇÃO
Embora a intenção seja garantir, no mínimo, a participação de 4% do eleitorado de Venâncio Aires, a meta do Comude é ultrapassar os três mil votos. “É muito importante que a comunidade participe desse processo e não esqueça de levar o título de eleitor. É um momento importante e democrático”, destaca Jalila.
Ela também reafirma que, mesmo tendo diversas frentes, o videomonitoramento e cercamento eletrônico lideram o anseio local, “mas serão respeitadas todas as representações que estão ajudando nesse processo de escolha”.
REGIÃO TAMBÉM SE MOBILIZA EM TORNO DAS PRIORIDADES
Mato Leitão definiu como prioridades projetos nas áreas do setor primário e segurança pública. De acordo com o presidente do Comude, Cleberton Ferreira da Silva, as sugestões para os eleitores são os projetos de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, ampliação da infraestrutura rural, videomonitoramento e cercamento eletrônico.
O Comude confirmou seis pontos fixos para facilitar a captação de votos. Os locais de atendimento (três dias) funcionarão na recepção da Prefeitura, Secretaria de Educação, Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Secretaria da Agricultura e Escola Santo Antônio de Pádua, na Vila Santo Antônio.O trabalho envolverá também Agentes Comunitários de Saúde e outros voluntários. Neste ano, para participar do rateio de recursos, o município precisa alcançar 223 votos (6% do número total de eleitores).
VALE VERDE – O município possui 2.993 eleitores e, para participar do rateio do recurso dos projetos será preciso conquistar 179 participações. Seis serão os locais de votação online: Prefeitura, Posto de Saúde, Setor de Fiscalização, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e Escola Estadual Curupaiti. Já a equipe volante será formada por agentes de saúde, policiais militares e servidores públicos.
PASSADO DO SOBRADO – O município precisa atingir pelo menos 6% do eleitorado, o que significa conquistar 288 votos nos três dias do processo. Os locais de votação estão centrados nas escolas municipais polos de Taquari Mirim, Passo da Mangueira e Potreiro grande. Também a Escola Estadual Alexandrino de Alencar, no Centro, participará da atividade. Câmara de Vereadores, Secretaria de Agricultura e Prefeitura serão pontos de votação e urnas itinerantes irão circular pelo interior do município.
VALE DO RIO PARDO
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), 330.751 eleitores dos 23 municípios do Vale do Rio Pardo terão a oportunidade de interferir no orçamento do Estado para 2019. Por meio da Consulta Popular, serão capazes de escolher cinco entre dez programas a serem contemplados com mais de R$ 2,9 milhões que serão destinados via Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), que é a entidade responsável por organizar o processo na região, em benefício ao Vale do Rio Pardo.
COMO VOTAR
1 Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.
2 Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do seu título de eleitor. Caso o eleitor não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet, permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
3 Será possível votar pelo site da Consulta Popular (consultapopular.rs.gov.br) e por meio do aplicativo disponibilizado pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento. Também será possível via mensagem SMS para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10).
PROJETOS DA CÉDULA DE VOTAÇÃO DA CONSULTA POPULAR
1 SDR – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar2 SDECT – Apoio aos Arranjos Produtivos Locais – Produção de Alimentos da Agricultura Familiar – APL VRP3 SSP – Reaparelhamento dos órgãos de segurança 4 SDR – Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural 5 SEAPI – Manejo e Conservação do Solo 6 SES – Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS – Aquisição de equipamentos para UTI Neonatal e UTI Adulto do Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul 7 SES – Aquisição de veículos para a Saúde da Família 8 SSP – Videomonitoramento e cercamento eletrônico 9 SEDUC – Implantação de espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem 10 SEDACTEL – Regionalização do Turismo