Estacionar ficou mais fácil em Venâncio Aires desde o mês de outubro, quando entrou em funcionamento o Sistema de Estacionamento Rotativo por meio de parquímetros. Porém, quem estaciona, precisa calcular muito bem o tempo que vai precisar ocupar a vaga, pois, caso contrário, pode pagar oito vezes o valor de uma hora de estacionamento.
Foi o que aconteceu na terça-feira,9, com alguns (no local, a reportagem presenciou três questionamentos aos fiscais sobre a mesma situação, naqueles minutos) motoristas que estacionaram na área azul. Com a chegada do Natal e festas de fim de ano, o comércio tem maior procura e o movimento mais intenso pode fazer com que se perca a hora. Foi o que aconteceu com o empresário Claudiomar da Silva. Passados 10 minutos excedidos da hora paga com o ticket no parquímetro foram R$ 9,30 de multa. Silva diz que esta não é a primeira vez que acontece este tipo de autuação. Ele mostra cartões pagos e que dão o crédito para aquisição de tickets nas máquinas dos parquímetros.
Este modelo deveria ser repensado. Não existe isso, se você paga por uma hora, depende do atendimento de outras pessoas em agências bancárias e outros estabelecimentos, não está livre de se atrasar e então, está ali o valor da multa e mais, se não pagar perde pontos na carteira de habilitação
lamenta o empresário
Conforme a legislação, o motorista pode optar por tempos entre 15 minutos e duas horas. Para ‘alugar’ um período nas vagas de estacionamento, o usuário precisa depositar moedas para receber a impressão do ticket equivalente ao cálculo dos minutos pagos e deixar no painel do veículo. Outra forma de fazer o pagamento é adquirindo um cartão no valor de R$ 20 na sede da empresa Rek parking. O horário de funcionamento do rotativo é de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 12h.