

Depois de uma série de intervenções feitas pela Brigada Militar em trecho do Acesso Dona Leopoldina, nas imediações do bar Tombei, encontro definiu regras para estancar as reclamações de som alto e vandalismo. O encontro foi realizado, nesta semana, no Ministério Público e encerrou com providências que serão promovidas tanto pela iniciativa pública, quanto privada.
O promotor de Justiça Pedro Rui da Fontoura Porto é o responsável pelo processo. Moradores já haviam providenciado também um abaixo-assinado para pedir providências. Conforme Porto o encontro desta semana foi proveitoso e “foram as primeiras medidas que precisarão ser observadas para tentar solucionar o problema criado naquela área da cidade”.
Segundo o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Dário Martins, a ampliação da área amarela naquele trecho do Acesso Leopoldina será providenciada em até duas semanas. “É uma das alternativas que acreditamos serem simples, mas eficazes para diminuir a movimentação dos não frequentadores do bar”.
Seis placas com a delimitação do horário de estacionamento – das 23h às 6h – serão instaladas na área ao redor do bar, a exemplo do que já ocorreu em outras partes da cidade e mesmo em frente ao Parque Municipal do Chimarrão.
A VISÃO DO EMPRESÁRIO
O proprietário do bar Tombei, Alan Polito de Borba, 22 anos, destacou que está disposto a auxiliar e destacou que as primeiras medidas já serão adotadas neste sábado. Borba reforçou que ocorrências registradas fora do seu estabelecimento não são de sua competência, mas que está comprometido em contribuir para harmonizar a situação. “Ficou acertado ainda que a Brigada Militar fará uma fiscalização constante no local, o que só vem a contribuir para aumentar a segurança aos meus clientes e mesmo dos moradores próximos”.
Borba também disse que o negócio precisa ser bom para todos e que não quer inimizades com seus vizinhos. “Estou adotando as medidas para o bem comum de todos, mas preciso também reforçar que o meu negócio está legal. O jovem precisa ter locais para se divertir”.
ESTACIONAMENTO PRIVATIVO
No futuro o empresário quer oferecer também um estacionamento privativo aos seus clientes como forma de compensar a ampliação da faixa amarela nas proximidades do bar. “Estamos estudando e a médio prazo quero avançar também para essa área”.
PRINCIPAIS MEDIDAS A SEREM ADOTADAS
1 Proibição do estacionamento das 23h até as 6h na rua Marechal Floriano, entre a Júlio de Castilhos com a Tiradentes, e em trecho do Acesso Leopoldina entre a rua Senador Pinheiro Machado até as proximidades da rua Engenheiro Henrique Vila Nova.
2 Câmeras serão instaladas em espaços internos e externos do bar
3 Calçadas serão limpas, pela manhã, por profissional contratado pelo bar
4 Filas ficarão concentradas dentro do estabelecimento e não mais na rua
5 Fumódromo na área externa será extinto