Adiantar orçamento do mês seguinte é a solução encontrada pela Administração Municipal para suprir atrasos do Estado na área da saúde de Venâncio Aires. “Para cumprir as demandas deste mês, estamos usando o valor que teríamos para maio”, exemplifica o secretário municipal da Saúde, Celso Artus. Atualmente, o Governo do Rio Grande do Sul deve pouco mais de R$ 1 milhão para omunicípio.
Sob a justificativa das dificuldades financeiras do Estado, o atual Governo Gaúcho tem mantido em aberto o pagamento da dívida que chega a R$ 1,03 milhões na área da saúde. Os valores envolvem repasses para programas, convênios e quitação de débitos. Embora o valor seja alto, como destaca o secretário, os compromissos do Estado referente aos meses de 2015 estão em dia. “O Governo entende que a responsabilidade dele é apenas desde o momento em que assumiram o Estado.”
Eles [Governo Estadual] esquecem que a dívida da gestão anterior também é de serviços essênciais prestados à comunidade”, Celso Artus – Secretário da Saúde de Venâncio Aires
Essa bola de neve no orçamento municipal reflete no fim do ano, pois, segundo o secretário, para fechar o orçamento anual é necessário alguns ajustes financeiros. “Por isso que, com a proximidade do fim do ano, acontecem as demissões de Cargos de Confianças (Ccs). Agente administra de uma forma para não deixar as áreas fundamentais, como a saúde, desassistidas.”
A Prefeitura espera que, até outubro, o Governo se sensibilize com a situação que atinge Venâncio Aires, para que, no mais tardar, em novembro o repasse do valor pendente seja feito ao município.“Esperamos que isso aconteça, porque se não nosso orçamento de 2015 pode fechar com déficit financeiro.”