Ao tomar conhecimento da informação de que a China Tabaco Internacional do Brasil (CTIB), que vai investir US$ 40 milhões no Vale do Rio Pardo, o governo do estado coloca-se à disposição do governo chinês para o que for preciso. A notícia chegou ao conhecimento do governador Tarso Genro do secretário estadual de agricultura Cláudio Fioreze por meio da Folha do Mate. Até então, o governo gaúcho desconhecia o anúncio.

A confirmação foi publicada no jornal China Daily no dia 4 de outubro, onde o vice-presidente da CTIB, Ye Hai, afirma que os investimentos serão feitos na joint-venture China Brasil Tabaco (CBT), formada em 2012 juntamente com a Alliance One International.

Nós ganhamos o apoio de associações agrícolas e industriais locais, porque os projetos vão criar mais oportunidades de emprego e renda fiscal. A decisão será tomada com a consideração das políticas fiscais e os preços da terra. A construção de armazéns será o primeiro passo

Ye Hai – vice-presidente da CTIB

O valor servirá para a construção de escritórios, armazéns e fábricas, sendo US$ 20 milhões no ano que vem. Santa Cruz do Sul também é cotado pelos investidores. O anúncio é resultado do trabalho realizado pela missão governamental gaúcha que viajou à China no ano passado que teve ainda a presença do prefeito de Venâncio Airton Artus. 

O secretário Fioreze, que também integrou a missão governamental à China no ano passado, garantiu que a a coordenação da Sala do Investidor, ligada à secretaria de desenvolvimento e promoção de investimento, estará em contato com a empresa já a partir de amanhã para disponibilizar esse espaço de negociação de incentivos financeiros, fiscais e tributários questões técnicas e ambientais para acelerar o processo de tomada de decisão e também de implementação do projeto.

Estamos muito satisfeitos felizes com essa notícia. Fomos lá em uma missão de peso e ficou mensagem muito clara do interesse do estado, o que certamente influenciou. Agora começa uma nova etapa

 Cláudio Fioreze – Secretário Estadual da Agricultura 

 

Ouça abaixo as declarações de Fioreze

Governo comemora anúncio:

 

 

Ainda não há comunicado oficial ao governo:

Notícia é importante em meio a COP 6: