Durante esta semana, estão ocorrendo as tradicionais feiras do peixe na maioria dos municípios gaúchos. Neste ano, houve um incremento de feiras e locais de comercialização de peixes, e a expectativa de venda é de 4.346.912 quilos, um aumento de 3,5% se comparado com o volume comercializado no ano passado, que foi de 4.199.807 quilos.
Nos diversos pontos de comercialização localizados no centro e nos bairros, a Associação dos Piscicultores de Venâncio Aires (Apiva) estima comercializar 12 toneladas durante os três dias da feira. Além disso, alguns associados comercializarão nas taipas dos viveiros (açudes ou tanques).
A abertura da maioria das feiras ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, 12, terão continuidade amanhã, entre às 8h e às 20h, e na sexta-feira, 14, das 8h ao meio-dia. Em nível de estado, somente em feiras do peixe, são 390 locais. As espécies mais comercializadas, tanto no Rio Grande do Sul quanto em Venâncio Aires, são as carpas (capim, húngara, prateada e cabeça grande) e tilápias ao gelo (evisceradas), vivas e filés. Em algumas regiões do estado ainda são comercializadas outras espécies como a tainha, traíra/trairão, jundiás, pacus, piava, corvina, grumatã, vila e violinha e surubim.