Na prateleira onde o leite é depositado, sobram lugares. Se antes eram cinco litros de leite por paciente a cada semana, a partir desta, são três, somente. Tudo isso porque a Liga
Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) de Venâncio Aires está com baixo estoque do produto destinado à doação.
A única maneira de fazer com que o alimento seja suficiente para os pacientes cadastrados até o fim do mês é diminuindo a quantidade. E aguardar, para que até lá, o estoque receba novas doações da comunidade venâncio-airense. Atualmente, a LFCC tem 213 cadastros ativos, porém nem todos necessitam de complementação alimentar.
A presidente da entidade, Izoldi Dida Bugs, afirma que atualmente a Liga auxilia pacientes baixa renda – e doença, logicamente -, comprovadas. Chama atenção que, do total de cadastros, 55 pessoas lutam contra o câncer de mama. O maior número de cadastrados, conforme a gestora, é de mulheres, com 136 registros. Há ainda 76 homens e uma criança. São repassados aos cadastrados, mensalmente, cerca de 280 litros do produto, número que pode cair vertiginosamente se a Liga não receber novas doações.
CAMPANHAPreocupada com a situação, Izoldi salienta sobre a importância de uma campanha constante ao longo do ano. “às vezes, o estoque está cheio e, em outros meses, quase vazio”, diz. Além disso, reforça que a entidade cuida, rigorosamente, a data de validade do alimento e, também, não deixa que o prazo de validade seja superado, dando destino sempre antes do limite.
A baixa no estoque, de acordo com a presidente, está relacionada ao aumento de pacientes cadastrados e à elevação do valor do litro, que em alguns estabelecimentos da Capital do Chimarrão chega aos R$ 4. No ano passado, no mesmo período, conforme Izoldi, a entidade tinha, aproximadamente, 180 pacientes com cadastros ativos.
RECURSO
Caso o estoque esvazie e nenhuma doação chegue, o único recurso será tirar dinheiro do caixa da própria entidade para comprar o alimento e disponibilizar aos pacientes com cadastro ativo. Aos interessados em doar a entidade recebe o produto na sala da Liga, junto ao Hospital São Sebastião Mártir, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h.