
Uma pesquisa realizada por um site americano (CareerCast) listou as 10 profissões em 2015 mais estressantes para quem mora nos Estados Unidos, alvo do estudo. A reportagem pensou nisso, e ao entrar em contato com a psicóloga Adriana Oswald, buscou verificar o que leva uma profissão ser estressante e quais os segredos daquelas que mais trazem felicidade.
Para ela, todos os serviços podem ser estressantes, mas tudo reflete se a pessoa gosta do que faz e sente-se bem na profissão que executa. Adriana relata que algumas profissões podem ser mais estressantes pelo ritmo de trabalho e demanda de serviço. A profissional cita como exemplo a medicina: “Conforme a área em que alguns médicos trabalham, possuem uma demanda grande. é estressante, pois, mesmo que a pessoa goste do que faz, cansa trabalhar 20 horas por dia.” A psicóloga também utiliza como exemplo a profissão de jornalistas, professores e pessoas que ocupam cargos de direção em uma empresa. “O jornalista pode não estar no ambiente de trabalho, mas necessita estar atento a tudo o que ocorre”, explica. No caso de um proprietário, esclarece: “Ele sempre vai ter alguma preocupação relacionada ao andamento da empresa e o que pode melhorar. O nível de preocupação é diferente se comparado ao de um funcionário que trabalha e sabe que todo o mês terá o salário.”
O estresse surge quando a pessoa está em desequilíbrio com ela mesma
O estresse surge quando a pessoa está em desequilíbrio com ela mesma. Adriana deixa como dica que sempre seja dada uma atenção às coisas que incomodam e geram algum desconforto para que se possa entender o porquê disso. “Não é possível dizermos que uma profissão é mais estressante se comparada à outra, porque isso tem muito mais a ver com o posicionamento das pessoas diante daquela profissão”, conta.
PROFISSãO X FELICIDADESegundo a profissional, não há profissões específicas que mais trazem felicidade, pois cada pessoa se realiza com atividades diferentes. Não há uma fórmula mágica, mas para de fato alguém ser feliz profissionalmente, é preciso, conforme ela, gostar do que faz, gerenciar o tempo, priorizar aquilo que de fato é importante dentro da rotina, ter foco e objetivos claros. “Na verdade, o que atrapalha muito e estressa, é a sobrecarga de trabalho, porque a gente precisa, além de trabalhar, ter momentos com a família e amigos”, destaca.
Na opinião da entrevistada, quem não trabalha em meio a pessoas doentes e com problemas de saúde, tende a ter mais momentos de felicidade na carreira profissional: “A área da saúde trabalha com situações muito difíceis, pessoas doentes, com crises, em estados terminais, e não é fácil lidar com tudo isso”, observa. Situação que muda quando alguém trabalha em uma loja de doces, por exemplo: “As pessoas vão entrar lá e a maioria vai estar feliz. é diferente trabalhar com coisas em que as pessoas querem e se sentem felizes.”
MAIS ESTRESSANTES
Confira a seguir a lista das dez profissões mais estressantes de acordo com uma pesquisa promovida pelo site americano CareerCast.
1°- Bombeiro2°- Militar alistado3°- General militar4°- Piloto de avião5°- Policial6°- Ator7°- Locutor de rádio8°- Coordenador de eventos9°- Fotojornalista10°- Repórter de jornal
Confira a matéria completa na edição deste sábado, 3, ou no flip