Foto: Divulgação / JCIAlunos tiveram noções de oratória durante o lançamento do projeto
Alunos tiveram noções de oratória durante o lançamento do projeto

As escolas participantes do projeto Oratória nas Escolas em Venâncio Aires têm até o fim de maio para escolher, cada uma, um representante para a etapa municipal do concurso de oratória, que será realizada em 7 de junho, na Câmara de Vereadores. A iniciativa é da Junior Chamber International (JCI).

O lançamento do projeto ocorreu na noite da terça-feira, 3, na sede do Poder Legislativo local, e contou com a presença de alunos e representantes das oito escolas participantes, além de autoridades. Dentre elas, o prefeito Airton Artus e o secretário municipal de Educação, émerson Eloi Henrique, que destacaram a importância de saber falar em público, principalmente na fase da adolescência.

A presidente da JCI de Venâncio Aires, Gabriela Konrath Machado, ressaltou o desejo da organização de que o estudo da oratória possa se tornar parte do currículo básico das escolas dentro dos próximos anos.

DISCURSO

Na sequência, o diretor do projeto, Cristiano Rech, ministrou uma palestra sobre noções de oratória para os alunos e destacou alguns pontos importantes a serem usados no discurso a ser proferido em 7 de junho, além de dicas sobre como estudar o tema e como cativar a plateia. Também foram entregues materiais didáticos para auxiliar os alunos e as escolas no desenvolvimento dos textos que precisam seguir o tema ‘Eu Prefeito (a)’.

Até o dia do concurso de oratória, a equipe do projeto ainda planeja outras atividades para auxiliar os alunos, dentre elas um bate-papo com o prefeito e outro com a equipe do caderno Na Pilha, além de um treinamento de voz e dicção.

As escolas participantes são o Colégio Professor Oliveira Castilhos e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) José Duarte de Macedo, Odila Rosa Scherer, Benno Breunig, Dom Pedro II, Otto Brands, Dois Irmãos e São Judas Tadeu.