Um estudo técnico trará propostas de alterações para o trânsito de Venâncio Aires. O assunto esteve na pauta quinta-feira, 24, na Prefeitura, quando um representante da RVP Tecnologia em Engenharia, vencedora da licitação para realização do diagnóstico, se reuniu com o prefeito Airton Artus.
O engenheiro e diretor da empresa, Rui Voldinei Pires, foi também recebido pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ronald Artus, que acompanhou o encontro. A RVP será responsável por um estudo que visa a elaboração de diagnóstico para o trânsito urbano e solução para problemas detectados em Venâncio Aires.
Com aproximadamente 69 mil habitantes e quase 40 mil veículos em circulação, o trânsito da Capital do Chimarrão deve passar por mudanças para permitir melhor fluidez, segurança e acessibilidade universal. O estudo-técnico que embasará as alterações deve ser apresentado ao Município em até 60 dias.
Base para alterar
Conforme Airton Artus, quando se trata de alterações no trânsito da cidade as opiniões são divergentes e nem sempre levam em conta soluções de longo prazo. “Para evitar mudanças constantes ou decisões intempestivas, resolvemos contratar uma empresa especializada para realizar estudo nessa área. Queremos que as alterações tenham base em números reais e experiências de outros municípios”, declara.
Ao representante da empresa, Artus solicitou ainda que leve em conta o que é melhor para a cidade, motoristas e pedestres, e não se preocupe com pressões ou interesses pessoais.
A Administração Municipal vai investir R$ 19,5 mil com a consultoria que, entre as atividades, deve coletar dados de acidentalidade no Município; calcular a severidade dos acidentes e os custos; a velocidade de 85% das principais vias do município (acessos e área central); verificar a possibilidade de ciclovias ou ciclofaixas; definir quarteirão para carga e descarga; projetos de sinalização horizontal e vertical, entre outros.
Também deve ser realizada pesquisa sobre a realidade do trânsito na visão do condutor, quando até 200 entrevistas serão colhidas junto à área central. Paralelo ao estudo, a Administração Municipal realiza outros investimentos para melhorar o setor, como a contratação de parquímetros para estacionamento no centro da cidade, novos profissionais para a fiscalização de caminhões pesados e controle intensificado de velocidade e documentação dos veículos que circulam pelo Município.