“Um país modelo, quando o assunto é tecnologia e futuro.” Estas foram as primeiras impressões do prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, ao avaliar a visita à China. Ele embarcou para o solo asiático na última terça-feira, a convite da XCMG, para conhecer as instalações do centro tecnológico da empresa que possui representação comercial na Capital do Chimarrão, através da GRA Máquinas. Ele retorna ao Brasil na próxima sexta-feira, 6 de setembro.
Ontem Artus conversou com a reportagem da Folha do Mate, pelo Skype (na internet), quando falou da expectativa de atrair investimentos chineses para a Capital do chimarrão. Segundo o prefeito, a empresa demostrou interesse de ampliar investimentos no Brasil. “Já estão investindo em Minas Gerais e esse processo será ampliado. Tenho as melhores expectativas de negócios para o futuro”, disse.
O Chefe do Executivo está hospedado na cidade de Xuzhou, onde está instalada a empresa estatal. Segundo Airton, ela possui mais de 35 mil funcionários, e ocupa área que equivale a 10 distritos industriais de Venâncio Aires. Na cidade que tem mais de 5 milhões de habitantes, Artus e o diretor da GRA, Angélico Dornelles da Rocha, foram recebidos pelo vice-presidente da XCMG, Wang Yansong, que apresentou a estrutura onde são fabricados caminhões, betoneiras, caminhões de bombeiros, guindastes de grande porte, retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores de esteira entre outros equipamentos pesados para construção civil.
Na reunião, Artus tratou de estudar investimentos e da possibilidade de o governador Tarso Genro também visitar a fábrica. Por conta disso, Airton pretende entregar o convite oficial ao governador, nos próximos dias, no Palácio Piratini.
Mais informações no flip ou edição impressa de 31/8