Abóboras de diversos tipos e tamanhos, uma pesando 36 quilos, cachos de banana de diversas variedades e tamanhos, batata-doce, cará do chão e aéreo, raízes de aipim de diversos tamanhos e variedades, frutas (goiaba, maracujá, laranja umbigo, mamão), espigas de milho crioulas, ingá gigante, porongo de artesanato, entre outros. São alguns dos diversos produtos da agricultura familiar da terceira exposição promovida durante o dia de ontem pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STR) durante as homenagens alusivas aos agricultores familiares pelo Dia do Colono, cuja data transcorre hoje.

 

Foto: Edemar Etges / Folha do MateA diversidade dos produtos chamou a atenção dos associados e clientes da agropecuária do STR
A diversidade dos produtos chamou a atenção dos associados e clientes da agropecuária do STR

 

“A cada ano, a exposição supera mais em diversidade e o mais prazeroso é quando as pessoas trazem os seus produtos e ver a felicidade delas em mostrar o que produzem. Elas não trazem somente para ganhar um prêmio e, sim, para expor e colaborar com nosso objetivo, que realmente é mostrar o que está sendo produzido pelo agricultor familiar”, coloca o presidente do STR Cláudio Fengler, ao avaliar a exposição. Ele acentua que não é uma competição e o sindicato brindou os melhores para ter uma atração a mais durante os festejos do Dia do Colono e do Motorista. Todos aqueles que frequentaram o sindicato ontem votaram e escolheram os três produtos mais diferenciados.

Fengler lembra que a ideia da mostra surgiu em 2016, a partir da solicitação de associados que queriam que o sindicato promovesse uma exposição para que eles pudessem mostrar o que produzem e colhem na lavoura com muito trabalho e sacrifício. “Pensando na infância, quando se via muitos produtos e que hoje praticamente não são mais vistos, resolvemos criar esta exposição”, salienta. Fengler observa que muitos agricultores, quando colhem um produto diferente, eles gostam de divulgá-lo e mostrá-lo à comunidade por meio da mídia. “Devido as estas ocorrências, decidimos promover a exposição durante as comemorações do Dia do Colono.”

A exposição é uma forma de motivar os agricultores para mostrarem o que produzem nas suas propriedades”.

CLÁUDIO FENGLERPresidente do STR de Venâncio Aires.

29é o total de produtos diferenciados apresentados durante a exposição promovida ontem pelo STR.