Buscando garantir o cumprimento das regras internas do Legislativo Municipal, a Câmara de Vereadores implantou sistema de corte do áudio, quando os parlamentares utilizam mais tempo do que o permitido no Regimento Interno. A medida foi anunciada nesta segunda-feira, 25, a partir de pedidos de ouvintes da sessão, que reclamaram que conversas paralelas, durante o período de comunicações, atrapalham a compreensão dos assuntos.
O sistema eletrônico, instalado na mesa diretora, controla os microfones, e permite garantir o cumprimento dos tempos para os parlamentares. Um minutos para apartes, durante o período de comunicações e discussões, e também quando há interferência de outro vereador durante fala de colega. Conforme a presidente, o sistema garante melhorias nos debates e proporciona o cumprimento das regras da Casa.
Mesmo com o controle individual, cada microfone no plenário Vicente Schuck já eracontrolado na cabine de som do espaço.
“Foi um pedido de pessoas da comunidade que questionavam as conversas paralelas durante o período de comunicações dos colegas. Também, alguns vereadores não cumprem o tempo de 1 min para apartes, por isso foi necessário um maior controle, em respeito as pessoas que escutam as sessões, e as regras”, explica.
Durante a presidência de 2013, na gestão de Telmo Kist (PDT), sistema parecido também controlava o áudio dos microfones de cada vereador. O controle atual foi implantado sem custos ao Parlamento Municipal.