Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateNove, das 20 câmeras de videomonitoramento não estão funcionando
Nove, das 20 câmeras de videomonitoramento não estão funcionando

Prestes a completar dois anos de funcionamento, o sistema de videomonitoramento implantado em Venâncio Aires é alvo de questionamentos sobre funcionalidade. Na Câmara de Vereadores esta semana o sistema foi colocado em discussão. A Brigada Militar, que gerencia os equipamentos, repassou para a Administração Municipal a informação de que oito câmeras estão fora de operação.

Buscando solucionar o problema dos equipamentos que estão fora de operação, a empresa que efetuou as instalações é a responsável pela manutenção. Ao longo de dois anos a empresa Ecetec Eletrônica Ltda executa as melhorias em pontos que estão fora de serviço. As unidades estão fora de operação desde a última semana.

Conforme explicação do secretário municipal de Administração, Leandro Pitsch, os equipamentos que estão com problemas técnicos se comunicam com a central de operações por rede sem fio. “As câmeras da área central são interligadas por rede de fibra óptica, e as mais afastadas são via rádio. Este sistema é mais vulnerável e depende de uma rede complementar, que sofre com mal tempo, falta de energia e interferências. O problema está sendo solucionado pela empresa e estará pronto para operação novamente em poucos dias.”

A interligação dos equipamentos com a central na Brigada Militar ocorre de forma hibrida. São redes de comunicação por cabos ópticos e sistemas de rádio, que utilizam a torre comunitária instalada no bairro cidade alta. “é um sistema muito complexo e está sujeito a manutenção constante. Realizamos melhorias semanais, por ser uma ampla rede queremos manter todos os pontos em funcionamento”,” salienta Pitsch.

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 21/05/2014.