Nos mais de vinte postos de gasolina da cidade, nas oficinas mecânicas e ainda na representante oficial de distribuição de uma marca de extintores no município o estoque acabou. Se quiser sair de casa, o risco é de penalidade, multa e retenção do veículo.
A Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran/ nº 333-2009) estabelece que desde o dia 1º de janeiro de 2015, os veículos automotores só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC. O Contran justifica que a medida garante maior segurança aos motoristas e passageiros. “Os extintores com carga ABC são mais modernos e atendem todas as classes de incêndio sendo capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados”, descreve o documento.
Para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a resolução, vigente desde 2009, é de conhecimento público. Depois do dia 20 deste mês, é que os fornecedores de extintores ABC estarão repondo estoques. Para o representante do produto de uma marca em Venâncio Aires, Altair de Andrade, o atendimento na busca de extintores aumentou nos últimos dias e hoje, segundo ele, chegam a parar e a ligar mais de 200 pessoas por dia, atrás do produto. “ Não só de Venâncio , de toda a região e até de Porto Alegre, procurando o extintor, porque não tem mais”, ressalta o empresário. é ele o fornecedor para postos de combustíveis, mecânicas e comércio da cidade, que também já não têm mais o produto.