Em busca de diversificação e de uma nova fonte de renda, a família Dresch, de Vila Palanque, decidiu apostar em um projeto diferente proposto pela empresa Grano, do município de Serafina Corrêa, que incentiva a produção de brócolis em municípios da região, atraindo novos produtores para o cultivo do vegetal.
Jackson Eduardo Dresch, 18 anos, e dois ajudantes iniciaram o plantio das 50 mil mudas na terça-feira, 1º. Na manhã de ontem, o jovem produtor plantou mais uma parte das mudas. “Vamos plantar 30 mil mudas em Linha Estância São José e 20 mil em Linha Herval”, comenta. Por necessitarem de uma área maior, uma das alternativas foi arrendar as terras. “A gente não tinha área suficiente em Palanque. Então decidimos arrendar essas duas, cada uma com um solo diferente, uma com terra preta, outra terra vermelha, assim poderemos analisar o desenvolvimento nos dois tipos de solo”, detalha o agricultor.
A iniciativa de cultivar o brócolis é uma parceira da família. Jackson e os pais Valdir José Dresch, 64 anos, e Eva Glaci dos Santos Dresch, 62, receberam as mudas na última sexta-feira, 28, e desde então tiraram o projeto do papel. “Fiquei sabendo do projeto pela Emater. Estou em um grupo de WhatsApp de jovens, e lá foi lançada essa ideia. Ficamos interessados e fomos nos informar”, conta o jovem. Após a visita técnica da empresa de Serafina Corrêa, a família lavrou a terra, preparou camalhões e, durante o plantio, que deve durar ainda na semana que vem, eles vão adubando a terra e plantando as mudinhas.
“Recebemos um acompanhamento técnico da empresa, há uma série de etapas e passos. De cinco em cinco dias são tratamentos diferentes. Mas estamos empolgados”, frisa Jackson. A família estima que a colheita inicie dentro de 75 dias e dure até 100 dias após o plantio. “Há três anos largamos o tabaco e queríamos uma experiência diferente. Essa é nossa primeira tentativa com as hortaliças, e tem tudo para dar certo”, pontua o agricultor.
Outros municípios
A parceria da Grano Alimentos com os produtores já está em andamento em Vale Verde, Barros Casal, Vale do Sol, Passo do Sobrado, Encruzilhada do Sul e Vera Cruz. “Até o momento, são 2,6 milhões de plantas contratadas e queremos chegar a 3,5 milhões até agosto”, cita o orientador agrícola da Grano, Márcio Pedrotti Almeida.
O objetivo da parceira é ter produtores que forneçam o brócolis para comercialização em grandes redes de alimentação e supermercados atendidos pela Grano. Segundo Almeida, em Venâncio Aires haverá apenas duas áreas de brócolis. “Fechamos a parceria com a família Dresch e um outro produtor da mesma região que pretende cultivar 30 mil pés”, conclui.
LEIA MAIS: Empresa visita produtores interessados a iniciar o cultivo de brócolis
“É algo diferente, novo na região. Dá serviço, mas temos poucos produtores de brócolis em Venâncio Aires. Com esse mercado garantido, é uma boa aposta.”
JACKSON EDUARDO DRESCH -Produtor rural
Atualmente, no município, segundo a Emater-RS/Ascar, são 9,5 hectares de cultivo da hortaliça. Porém, essas áreas não são cultivadas apenas uma vez. Alguns produtores fazem mais de um cultivo de brócolis no ano.
25
é o número de produtores comerciais de brócolis em Venâncio Aires.