Com informações de Rui Borgmann / AI Prefeitura .
Venâncio Aires está entre os Municípios selecionados para o 2º Seminário de Boas Práticas, que ocorre amanhã, em Santa Cruz do Sul. O evento ocorre na Unisc, das 8h ao meio-dia, e é promovido pelo Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Vale do Rio Pardo.
Na oportunidade serão apresentadas as ações e projetos que os municípios da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) vêm implementando para impulsionar a qualidade de vida nas suas comunidades. Venâncio Aires estará representado pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, através da equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Battisti).
O nome do projeto é Identidade Positiva e tem o intuito de acolher e atender famílias que residem em território estigmatizado e onde se identificam os maiores índices de violência geradores de vulnerabilidades. O Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) configura-se como um serviço de Ação Continuada da Assistência Social, passando a integrar a Rede de Serviços Socioassistenciais do Município, em especial a rede de Proteção à Mulher.
O projeto tem três etapas: na primeira, as famílias são acolhidas e encaminhadas a grupos. Numa segunda parte, o foco passa a ser o de buscar estratégias de superação através de oficinas de reciclagem e meio ambiente, cidadania e igualdades de gênero. Na etapa final ocorre a inclusão em oficinas específicas com vistas à geração de renda.
“Estamos muito felizes por estarmos entre os quatro contemplados dos 15 municípios que compõem a Amvarp. Com este projeto Venâncio Aires está promovendo a autonomia financeira e emocional das famílias, resultando numa melhora na qualidade de vida e consequentemente para a comunidade que está inserida”, ressalta a assistente social e responsável técnica, Juliana Arnt Abichequer Rheinheimer.
Ainda complementam a equipe a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Trindade, que também coordena o Núcleo da ODM, a representante das famílias, Solange Fontoura; a coordenadora do CRAS Battisti e professora, Tania Isabel Chaves; a terapeuta ocupacional ângela Cristina Martins e a estagiária Sandra Maria dos Santos.