Foi realizado no último final de semana o 4º Encontro da Família Gollmann, em Linha Saraiva, Santa Cruz do Sul que reuniu 300 pessoas. O próximo encontro deve ser realizado em Santa Catarina.
Os primeiros descendentes resolveram emigrar para o Brasil para fugir das dificuldades em Enkirch, na Alemanha. O tecelão João Daniel Gollmann e a esposa Maria Elisabetha Hess, ambos de 34 anos, com os filhos Dorothea, Elisabetha e Daniel com nove meses resolveram vir para o Brasil e chegaram do Porto de Rio Grande para a região de Conventos, Lajeado, em 26 de agosto de 1858. Quando chegaram no pais, nasceram os filhos: Felipe Henrique, Jacob e Fernando. Os seis filhos do imigrante geraram 38 netos, 183 bisnetos e 2028 trinetos, tataranetos, pentanetos e hexanetos, totalizando até o momento 2.255 pessoas.

Segundo informações repassadas por integrantes da família em Venâncio Aires, dos bisnetos encontrados, 17 permanecem vivos e a mais velha é Irica Felten Giehl, que completa 94 anos em outubro. “Nossas pesquisas se intensificaram em 2010, quando alguns integrantes despertaram a ideia de fazer um encontro de família”, relatam. A partir daí, o primeiro encontro foi realizado em 2008, no Salão São Lucas, em Venâncio Aires, reunindo 450 pessoas. Em 2010, o encontro foi realizado em Toledo, no Paraná, ocasião que foi celebrada os 100 anos de falecimento do imigrante. Assim como o útlimo, o 3º encontro foi realizado em Linha Saraiva, em Santa Cruz do Sul.