Dificuldades como o acesso à propriedade, que fica cerca de 30 quilômetros distante do centro da cidade e cerca de 30 minutos de viagem; a distância para o filho em pegar o transporte que passa somente pela estrada geral para levar o filho até a escola de Vila Deodoro; e, o difícil escoamento do tabaco e do milho na hora da venda, que são as principais produções da propriedade.
Com certeza, estas e outras tantas dificuldades fariam com que muitas famílias rurais abandonassem o interior para tentar uma melhor sorte na cidade. Porém, não é o caso do casal Armin e Lenice Inês Nowotny Weber, residente em Linha Maria Madalena, na divisa com Linha Isabel. Na propriedade de 9,7 hectares de terra própria, o casal desenvolve as atividades com o filho Júnior Maciel, e com o pai dela, érico Nowotny.
Weber aponta as vantagens de morar tão distante da cidade e até mesmo de vizinhos. Entre elas estão o ar puro, o silêncio, a calma, a paz, a água pura que brota da vertente e que não precisa ser tratada, não tem poluição. Além disso, produz e cria tudo o que consome, comprando somente o que não é produzido na propriedade, como os produtos de higiene e limpeza e alguns alimentícios, como açúcar, farinha e sal, por exemplo. “Estes fatores fazem com que tenhamos uma excelente qualidade de vida que nos fazem felizes aqui e que talvez não teríamos se morássemos em outro lugar ou na cidade”, frisa.