As famílias beneficiadas com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) serão cadastradas e precisarão de uma carteira de identificação para retirar seus alimentos. Atualmente, mais de 600 famílias de Venâncio Aires são beneficiadas mensalmente com hortaliças, frutas e produtos das agroindústrias familiares. A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social já entrou em contato com as agentes comunitárias de saúde para colaborar no cadastramento.

O objetivo do cadastro é atender as pessoas que já utilizam o sistema e que se enquadram nos critérios do programa. Já a intenção da equipe da saúde é visitar as famílias nas residências, inclusive para dar dicas nutricionais. A expectativa é de que até o mês de abril os cadastrados possam retirar os alimentos na sede da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova). Esta distribuição ocorria na antiga sede do Curtume Closs, na rua Sete de Setembro, mas conforme a secretária Claidir Trindade, passará a ser feita em novo local, ainda a ser divulgado. A inscrição é necessária também para quem já havia participado do programa em anos anteriores.

Para a Capital do Chimarrão, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já anunciou o repasse de R$ 466 mil para a aquisição de alimentos ao longo de 2015. O município foi um dos cinco primeiros do Estado e um dos 50 primeiros do Brasil a receber a confirmação do repasse de valores. Para ser beneficiário do PAA, o indivíduo precisa ser integrante do Cadastro único do Governo Federal. Também necessita estar em situação de insegurança alimentar e nutricional, conforme a resolução assinada pelo grupo gestor do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, Ministério da Fazenda e Agricultura.