Casas mal conservadas, velhas, com o risco iminente de cair e, algumas oferecendo inclusive risco de vida para os seus ocupantes e outros problemas. Era a realidade vivida por centenas de famílias rurais de Venâncio Aires antes da implantação do Programa Nacional da Habitação Rural (PNHR) o qual até o momento, já contemplou mais de 400 agricultores familiares. Durante a solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 30, no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STR), ocorreu a entrega simbólica das chaves para 72 famílias beneficiadas.
“A casa, para nós, é a realização de um sonho que até pouco tempo, parecia muito distante da nossa realidade”, afirma o casal Alzira Ivone e Lauri José Goettems, de Linha Isabel. O casal, junto com um filho de 25 anos, está residindo na casa nova desde o dia 12 de junho último e Alzira destaca que se não fosse o programa, não teria condições financeiras de construir uma casa nova, talvez apenas para efetuar melhorias na casa velha. Alzira ainda salienta o trabalho desenvolvido pela secretária do STR Sandra Wagner, para a efetivação do programa no município. “Nos sentimos muito felizes e realizados com a nossa casa nova.”
Além de Sandra, o representante da gerência da Habitação e Plataforma da Caixa de Porto Alegre Elídio Teixeira Filho, a gerente da agência local da Caixa Cláudia Kunzler, o assessor da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí Cristian Wagner, e o presidente da Coohaf Juarez Cândido, salientes a parceria das entidades com a Caixa e com a prefeitura para implementar o programa em Venâncio Aires.