Apresentações e discussões dos diagnósticos ambientais das prefeituras da região do Vale do Rio Pardo marcaram, na tarde desta quarta-feira, 10, na Universidade de Santa Cruz (Unisc), o encerramento do curso de extensão em Gestão Ambiental Local. Oferecida pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), por meio da Escola de Governo, em parceria com a Unisc, a formação teve 80 h/a e recebeu 40 servidores estaduais e municipais que trabalham na área.

A chefe da Divisão de Formação Continuada da FDRH, Ana Ghisleni, participou do evento. A demanda é oriunda de uma solicitação dos municípios, encaminhada através das secretarias estaduais do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas e do Meio Ambiente ao Governo do Estado.

O prefeito de Rio Pardo, Fernando Henrique Schwanke, palestrou sobre “O Licenciamento Ambiental e os Consórcios Públicos” e ressaltou o sucesso das tratativas entre os consórcios e o governo estadual. “Parabenizo a gestão pública, através da FDRH, por esta formação, porque todo o conhecimento é importante principalmente na ponta. Muitas vezes o conhecimento fica represado nas universidades e entidades e acaba não chegando onde realmente deve chegar. A questão da gestão ambiental tem sido muito discutida nos municípios e toda a capacitação que envolve este tema é importante para que possamos alcançar a tão sonhada sustentabilidade ambiental de fato e na realidade dos municípios”, falou Schwanke.

A “Constituição do Consórcio Público e Plano de Resíduos Sólidos Consorciados – o Caso do G8” foi o tema da palestra do secretário adjunto da Secretaria de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, João Davi Goergen. Ele destacou a importância dos municípios se organizarem em consórcios de acordo com as suas demandas. “Quero agradecer em nome do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas aos prefeitos e gestores que entenderam a demanda e os liberaram para participar desta formação. Sigam em frente e aproveitem esta troca de experiências para que, conjuntamente, consigam amenizar as dificuldades e encontrar as soluções necessárias”, falou Goergen.

A diretora de Educação e Formação da FDRH, Necca Steffen, agradeceu o empenho dos professores e servidores. “Em nome do Governo do Estado, através da FDRH/Escola de Governo, que conta com 33 instituições de ensino superior públicas e privadas, parabenizamos a todos pela formação que se conclui hoje. Estamos sempre à disposição dos municípios e orgãos do Estado para as demandas que pudermos atender. Sempre lembrando que vocês fazem parte desta rede”, saudou Steffen.Os municípios de Sinimbu, Rio Pardo, Barros Cassal, Gravataí, Corsan de Porto Alegre, Candelária, Gramado Xavier, Venâncio Aires, Vale do Sol, Cachoeira do Sul, Boqueirão do Leão, Vera Cruz e Vale Verde estiveram representados na formação.

A engenheira agrônoma da Fundação do Meio Ambiente de Gravataí, Carla Regina Volkartt, ressaltou a troca de experiências e vivências entre os municípios. “Esta extensão foi muito interessante no sentido de que permitiu um compartilhamento entre as realidades dos municípios. Num encontro como este verifica-se que as problemáticas são muito parecidas e nos permite trocas de experiências, atualização de procedimentos e processos”.