Foto: Daiana Nervo / Folha do Mate A comercialização vai das 7h30min às 11h30min e estarão disponíveis produtos característicos das agroindústrias familiares locais
A comercialização vai das 7h30min às 11h30min e estarão disponíveis produtos característicos das agroindústrias familiares locais

A Travessa São Sebastião Mártir recebe mais uma vez na manhã deste sábado, 11, a Feira Municipal da Agricultura Familiar. O evento deve contar com até 10 produtores venâncio-airenses filiados à Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), que promove a feira em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura. A comercialização vai das 7h30min às 11h30min e estarão disponíveis produtos característicos das agroindústrias familiares locais, como massas, bolachas, cucas, hortaliças, ovos, pasteis congelados, entre outros.

Entre os produtores confirmados para a Feira, está o agricultor Raul de Azeredo Coutinho Neto, 38 anos, morador de Vila Palanque. Produtor hortifrutigranjeiro há duas décadas, ele está preparando para este sábado a oferta de alimentos como laranja do céu, bergamota, milho, aipim, moranga e rabanete para comercializar neste sábado. “A Feira é uma excelente oportunidade para o produtor”, depõe. “é um local em que vendemos os produtos por seu preço legítimo, sem atravessadores e mantendo contato direto com o público”, afirma Coutinho.

Como um dos cerca de 180 filiados da Cooprova, o hortifrutigranjeiro foi um dos incentivadores da realização da Feira, cuja edição inicial ocorreu em outubro do ano passado. Para ele, o evento é um incentivo ao plantio, incumbência que ele divide em sua propriedade no 6º Distrito com a esposa Janaína. Para Raul, os resultados para os agricultores obtidos até agora tem alcançado as expectativas. “Tem gente que provou o produto e, desde então, sempre retornou. Com a Feira, nossa freguesia certamente aumentou”, encerra.

 

FEIRA DO MEL

Em paralelo à Feira da Agricultura Familiar na Travessa São Sebastião, ocorre neste sábado mais uma edição da Feira do Mel, organizada pela Associação Venâncio-Airense de Apicultores (AVA). A venda ocorre das 8h às 12h, na Praça da Matriz, Comunidade Santa Rita de Cássia e nas proximidades da Estação Rodoviária. A comercialização ficará a cargo dos produtores Cléria Posselt Schlosser, Edson Schwendler e Luciano Quintana de Carvalho.