Na noite de ontem, 2, teve início a 15ª edição da Feira do Livro de Venâncio Aires. Com a presença de autoridades, estudantes, professores e comunidade em geral, o público recebeu a ilustre presença do patrono Luis Fernando Verissimo, que encantou apresentando além de suas obras, o som da banda Jazz 6, na qual é saxofonista.
A Feira do Livro de Venâncio Aires é organizada pelo Sesc/RS e Prefeitura Municipal. Com o Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir lotado, a solenidade de abertura teve início com o depoimento da gerente do Sesc, Diane Lacerda. Em sua fala, ela abordou que a feira é um evento feito por muitas mãos e que o objetivo é incentivar a leitura no município com a presença de artistas locais e escritores renomados. “Queremos com isso movimentar a cidade e o comércio, queremos que o evento seja de lazer e prazer para todos”, afirma.
O prefeito Airton Artus também proferiu seu discurso e salientou a bela escolha do patrono da feira, agradecendo a presença da comunidade nos eventos, que tem apoiado a Administração Municipal sem perder o poder de crítica. “Não tenho dúvidas que você, Luis Fernando, empresta teu prestígio para nossa feira para fomentar a leitura, que é uma tarefa muito difícil hoje em dia”, declara. Na ocasião, também foram premiados os vencedores do 6º Concurso Literário da Feira do Livro. Os primeiros colocados de cada categoria receberam troféus e os segundos e terceiros colocados, medalhas.
SEM PRETENSãO DE SER ESCRITOR
Em entrevista concedida a Folha do Mate, o patrono Luis Fernando Verissimo declarou que nunca imaginava se tornar escritor, mas sempre foi um grande leitor. Verissimo se tornou um leitor ainda criança quando lia as obras infantis do pai, Erico Verissimo. Morou um tempo dos Estados Unidos, onde ‘devorou’ títulos da cultura americana. O hábito da leitura sempre esteve presente em sua vida e, com 30 anos de idade, começou a escrever.
Mais informações na edição impressa desta quarta-feira, 3 de setembro.