A semana será dedicada a cultuar os livros e a pátria. Dois hábitos importantes mas muitas vezes esquecidos pelos brasileiros: a leitura e o incentivo ao civismo. A Semana da Pátria foi aberta ontem, às 08h30min, na Praça Matriz. Hoje as atenções se voltam a Feira do Livro que inicia às 19h com abertura oficial.
é impossível passar os olhos sobre um estande recheado de livros e não ser atraído pelo mundo literário. Pois em 2014, a 15ª edição da feira também quer que você dedique um olhar para a sustentabilidade e ações que dão certo em prol da natureza e do próprio ser humano.
Personagens não irão faltar pra integrar mais páginas destes 15 anos de história, iniciada em 1999. Através do tema ‘A leitura é a arte de criar sonhos e a magia de construir um mundo sustentável’ é que serão feitas ações de conscientação e preservação ao meio ambiente.
Entre hoje e o sábado, 6, escritores, músicos, contadores de histórias, atores de teatro, palestrantes, oficineiros, crianças e adultos estarão escrevendo sob novas linhas, mais e mais registros do maior evento literário do município.
Parceiros sustentáveis
Para aproximar o público do tema, a feira ao longo dos cinco dias terá nos apoiadores os braços para levar adiante a consciência sustentável. A gerente do Sesc, Diane Lacerda Araujo reforça que haverá coleta seletiva, separação correta de resíduos sólidos e conscientização da preservação do meio ambiente.
“Nosso principal foco é causar menos impacto e ainda lembrar a comunidade do descarte correto, da reutilação dos materias. Então alguns parceiros nossos, da feira do livro, vão fazer oficinas de reciclagem e também disponibilizando o descarte adqueado dos resíduos.”
Dentro deste trabalho ainda acontecem atividades culturais abordando a temática, como oficinas de papietagem, teatros sobre o meio ambiente, demonstração de compostagem de resíduos orgânicos e o projeto Biocicleta da Unisc-Escola.
“A sustentabilidade tem que estar intrínseca em todos os trabalhos que nós fazermos, porque em qualquer evento, em qualquer atividade diária nós causamos impacto no meio ambiente. Então a questão socioambiental do Sesc é muito forte e alinhado na nossa missão”, frisa Diane Araujo.
Nestas ações citadas, entre os parceiros vão estar o jornal Folha do Mate, Associação Amigos do Cemuc, ONG Planeta Vivo e o Interact Club Venâncio Aires.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 02/09/2014.